Workshop baseado na exposição “Seu Sami”, de Hilal Sami Hilal
 09.Ago.2008 a 28.Set.2008

Hilal Sami Hilal, descendente de família síria, nasceu em Vitória, em 1952. O artista, que fundou a cadeira de Estudo do Papel na Universidade Federal do Espírito Santo, constrói sua própria matéria prima, seu material de trabalho, e confecciona o papel para a sua obra, trabalhando com a memória afetiva. Para fazer o papel, Hilal utiliza basicamente fibra de algodão, vinda de trapos e roupas velhas de família. O artista conta que inicialmente transformava em papel as roupas que ganhava de presente!

O workshop da exposição Seu Sami aproximou alunos e professores à pesquisa sobre papel artesanal que o artista desenvolve há mais de 20 anos, cuja linguagem plástica e técnica são conhecidas nacionalmente.

O artista apresentou pessoalmente a poética de seu trabalho aos participantes do workshop, falando sobre sua memória e história pessoal. A intenção era mostrar que cada um tem sua história e que, através da obra de Hilal, em seus significados, observamos que cada um tem sua historia, e que temos encontros e desencontros; dor, amor, família, amigos. Somos vinculados a vazios, ausências, amores, felicidades e outras emoções. Caminhamos numa estrada única, percorrendo a linha do tempo, que nos leva a uma transformação.

A partir dessa percepção os alunos tiveram a possibilidade de criar, usando o mesmo material e técnica do artista. Nesta sala podemos observar o resultado da experiência daqueles que passaram pelo workshop com o artista.