Workshop Feliz Aniversário, baseado na exposição “Vestidas de Branco”, de Nelson Leirner
 22.Ago.2008 a 30.Out.2009

Nos últimos anos o Museu Vale afirmou – como espaço de educação essencial no processo de ensino e aprendizagem, desenvolvendo recursos que intensificam a utilização de seu potencial educativo privilegiado com abordagens pedagógicas em arte – a educação, colaborando com a formação do público em arte contemporânea.

Para o ensino de arte o contato com as obras originais é fundamental, e ele se dá a partir da vivência nos espaços expositivos. O projeto em arte-educação Feliz Aniversário objetivou estimular a proximidade de professores e alunos, visitantes da obra do artista Nelson Leirner na exposição Vestidas de Branco, por meio de recursos que auxiliaram no aproveitamento e no desdobramento da visita ao Museu.

Projeto

O Workshop começava com a visita às obras da exposição “Vestidas de Branco” no Galpão. Logo na primeira obra os participantes foram estimulados a observar elementos que fizeram parte de instalações anteriores de Nelson Leirner, como A Grande Parada (1998), O Grande Desfile (1984), O Grande Combate (1985) e O Grande Enterro (1986) – inclusive a figura do macaco, presente mais uma vez na obra do artista. Após passar pelas instalações no interior do Galpão, os participantes seguiam para a Sala de Exposições Temporárias, no segundo pavimento do edifício sede, onde se encontrava uma instalação que dialogava com a exposição permanente do Museu, composta por trenzinhos, soldadinhos e aviõezinhos de latas de refrigerante.

Dando continuidade ao roteiro proposto, os integrantes do workshop (grupos de 20 crianças ou adolescentes por vez) eram convidados a participar do aniversário do “Macaquinho”, passando para a Sala de Ações Educativas e abordando assim o tema central do projeto.

A festa de aniversário faz parte do universo infantil. A proposta é “organização/ instalação” no espaço, para que aconteça o aniversário da personagem “Macaquinho”. Foi disponibilizado para os participantes um conjunto de objetos do cotidiano: adesivos, brinquedos, e outros elementos usados em comemorações, para que coletivamente pudessem experimentar a montagem de uma festa de aniversário “diferente”.