Workshop Guarda Histórias: o Museu como espaço de memórias
 07.Mai.2009

O Projeto Guarda Histórias, propõe a potencialização do espaço Museu Vale como espaço de memórias – construtor de conhecimentos – tendo como eixo norteador a triangulação composta por elementos em interseção: território, patrimônio e sociedade.

No ultimo workshop desenvolvido no Museu Vale, relativo à Exposição 1+7, fiz a mediação com um grupo de visitantes – crianças da 3º série de uma Escola Pública da cidade de Vitória. Este contato foi muito significativo, na medida, em que me trouxe reflexões fundamentais ligadas ao processo de mediação da leitura da obra de arte e aos conceitos que as crianças constroem acerca do que é patrimônio, preservação e memória.

Alguns conceitos são para nós, mediadores envolvidos no processo educativo que acontece no Museu, referenciais fundamentais para compreendermos a função educativa e transformadora do Museu. Reflexões que embasam nossas ações e posturas diante do visitante que se depara com um conjunto de peças e objetos antigos repletos de histórias, constituído de memórias.

Aponto três conceitos norteadores:

1- Museu – “Museu é considerado um espaço privilegiado, onde é possível concretizar as propostas de intercâmbio com as diversas áreas e, ao mesmo tempo, produzir conhecimento a partir dos temas e problemas que são potencializados no desenvolvimento das ações de pesquisa, preservação e comunicação, aplicadas em interação com as comunidades locais, reconhecendo no patrimônio cultural um instrumento de educação e desenvolvimento social (Maria Célia Teixeira Moura Santos)”.

2- Patrimônio – “Constitui o patrimônio histórico e artístico nacional o conjunto dos bens móveis e imóveis existentes no país e cuja conservação seja de interesse público, quer por sua vinculação a fatos memoráveis da história da Brasil, quer por seu excepcional valor arqueológico ou etnográfico, bibliográfico ou artístico” (Decreto Lei nº 25, Cap. I, Art. 1º).

3- Memória – “A memória pressupõe registro, ainda que tal registro seja realizado em nosso próprio corpo. Ela é por excelência seletiva. Reúne as experiências, os saberes, as sensações, as emoções, os sentimentos que por um motivo ou outro, escolhemos para guardar.” Museu da Pessoa

Mara Perpétura