Workshop Imaginário, baseado na exposição Lugar sem Nome, de Rosilene Luduvico
 01.Out.2009 a 04.Set.2009

Pequenas sutilezas, suavidade e leveza, figuras delicadas e lugares misteriosos… É o que surge da sobreposição de camadas de pigmento sobre as telas.

Este “Lugar sem nome”, proposto pela artista Rosilene Luduvico com suas pinturas, tornou-se, para inúmeras crianças, adolescentes, jovens e professores, uma proposição poética, o “lugar do imaginário”.

No encontro com as obras da artista em circuito expositivo, os participantes do Workshop Imaginário puderam construir leituras pessoais acerca da produção artística, observar coletivamente os pontos de interseção entre as obras e os elementos visuais existentes nelas, e ainda apropriarem-se de dados importantes sobre a artista – materiais usados, procedimentos e modos de execução.

O suporte brilhante para o registro dessas leituras e percepções foi o grande desafio. Ele contém círculos internos translúcidos que se movimentam de um lado para o outro a partir de um eixo, recobrindo ou deixando à mostra as linhas, cores, formas e palavras. Uma provocação para o envolvimento sensorial e imaginativo, ao remeter-se a diferentes lugares, a paisagens estranhas e tempos variáveis, além da possibilidade de elaborar idéias e pensamentos na projeção do futuro.

Mara Perpétua
Arte-educadora convidada

O Workshop Imaginário, desenvolvido a partir da exposição Lugar sem nome, foi realizado com estudantes de escolas públicas e particulares da Grande Vitória (Cariacica, Serra, Viana, Vila Velha e Vitória) de 1º de agosto a 4 de setembro de 2009.