Workshop baseado na exposição “Anticorpos”, dos Irmãos Campana
 18.Jun.2010 a 07.Nov.2010

60 grupos formados por estudantes das redes pública, particular e também de instituições educacionais diversas foram atendidos pelo Programa Educativo que contemplou a realização de visita à exposição Anticorpos, seguida de uma prática expressiva em local confi¬gurado especialmente como um ateliê de artes plásticas, projetado ¬fisicamente e conceitualmente para desenvolvimento de atividades de desenho, pintura, marcenaria, construção de objetos e modelagem, visando a livre escolha dos participantes, tanto pelos temas como pelos materiais disponíveis.

Com esse programa foram nossas intenções, entre outras:

– Criar aproximações físicas e conceituais entre o ambiente de trabalho dos artistas, os Irmãos Campana, com o ambiente do ateliê de arte no Museu Vale, onde os visitantes trabalhariam;

– Organizar um espaço de trabalho estimulante da curiosidade e da capacidade de exploração de todos os participantes;

– Ampliar a sensibilidade dos participantes para a exploração utilitária e poética dos materiais artísticos e comuns, existentes no ateliê, empregando-os na expressão de suas ideias e intenções, e sobretudo,

– Acolher a sensibilidade aflorada de alunos e professores, a partir de seus próprios repertórios de habilidades e interesses.

Essa postura lhes garantiu a execução de trabalhos que lhes fizeram sentido realizar, indicando seus compromissos com a invenção, a produção e a elaboração de resultados, e buscou favorecer, pela espontaneidade da prática de TODOS no ateliê, ressonância poética com a prática criadora dos artistas apresentados na exposição.

Paulo Portella Filho
Arte-educador convidado
Coordenardor do Serviço Educativo do MASP – Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand

O Workshop Anticorpos, baseado na exposição “Anticorpos – Fernando & Humberto Campana, 1989 – 2009”, foi realizado com 1.620 estudantes de 56 escolas publicas e particulares da Grande Vitória (Cariacica, Serra, Viana, Vila Velha and Vitória), de 30 de Abril à 1º de Junho de 2011 (um total de 28 dias de trabalho).