Workshop Imagine Imagens, baseado na exposição “Atrás do Porto tem uma Cidade”, de Eder Santos
 19.Abr.2011 a 31.Jul.2011

Que cidade é esta?”, foi a questão provocada no Workshop da exposição “Atrás do porto tem uma cidade”, do vídeo artista mineiro Eder Santos.

As imagens projetadas na mostra se articularam com o espaço arquitetônico do Museu Vale, com o porto de Vitória e com a atividade de extração do minério de ferro, ao mesmo tempo em que apontaram para as comunidades locais e pessoas que vivem na cidade. A cidade foi vista como lugar de ligação (interno e externo), movimento (circulação, entrada e saída) e fluxo (trânsito e interatividade), gerando um ambiente desconcertante, com uma ampla variação de texturas – em substituição à imagem industrial convencional e sua reconfortante homogeneidade a que estamos acostumados.

Esta ação favoreceu a compreensão e a identificação dos significados expressivos e comunicativos da linguagem visual e sonora, através da experiência lúdica de editar, manipular e produzir novas imagens, tendo como ponto de partida uma vídeo-instalação na qual tudo se movia: as imagens, projetadas em diferentes suportes, o espaço/ambiente em que se encontrava a obra (objeto, água, piso, parede) e os espectadores, fruidores da exposição em suas incursões pelo espaço físico e perceptivo.

Mara Perpétua
Arte-educadora convidada

O Workshop Imagine Imagens, baseado na exposição “Atrás do porto tem uma cidade”, foi realizado com 1.260 estudantes de 42 escolas públicas e particulares da Grande Vitória (Cariacica, Serra, Viana, Vila Velha e Vitória), de 8 de novembro a 17 de dezembro de 2010.