Workshop baseado na exposição Fermata, de OSGEMEOS
 31.Mai.2012 a 07.Out.2012

A curadoria para o Workshop Fermata, de OSGEMEOS, foi elaborada e executada no sentido de promover um canal mútuo de conhecimento na realização de capacitações. Isso possibilitou, de maneira ética e qualificada, a formação de educadores/mediadores para o espaço expositivo e também para professores da Rede de Ensino, estabelecendo contato entre o visitante e a estonteante obra de Gustavo e Otávio Pandolfo. O trabalho desses artistas é um misto de delicadeza, fantasia, detalhe, crítica social, aventura e inesgotável inventividade, que para o processo educativo foi um celeiro de possibilidades para brincarmos com a cor, a forma e o conteúdo.

Dessa forma, partimos para experimentar a pintura mural como proposição em que utilizamos a pintura e a colagem. Como ponto de partida, cada participante fez uma composição fundamentada nos princípios do grafite como expressão urbana, e o atravessamento na arte contemporânea – num processo de leitura e apreensão das pinturas dos artistas no Museu Vale. Em seguida cada participante rasgou em pedaços sua composição e, num suporte maior, grupos foram formados para experimentarem a produção de uma pintura coletiva a partir dos fragmentos individualizados. O que era particular passou a ser coletivo e o que surgiu foi uma verdadeira festa da cor contaminada pelas pinturas de OSGEMEOS.

A interatividade marcou o processo educativo, na tentativa de por momentos experimentar a poética dos artistas. Se por um lado esse propósito promoveu discussão, apreensão e experiência, certamente vivenciamos momentos de arte e vida no ateliê e no espaço expositivo do Museu Vale. Assim seja!

Vânia Leal Machado

Arte-educadora convidada (Belém, PA)

O Workshop Fermata, baseado na exposição homônima, de OSGEMEOS, foi realizado com 1.610 estudantes de 46 escolas públicas e particulares da Grande Vitória (Cariacica, Serra, Viana, Vila Velha e Vitória), de 7 de novembro a 22 de dezembro de 2011 (23 dias úteis).