COOKIES
Utilizamos apenas os cookies essenciais para o funcionamento do nosso site. Ao continuar navegando você está ciente desta condição.
OK
Festival Movimento HotSpot chega ao Espírito Santo
 17.Mai.2013 a 18.Mai.2013

Festival Movimento HotSpot chega ao Espirito Santo

Etapa de prêmio de inovação e criatividade vai mostrar o trabalho de 303 talentos brasileiros no Museu Vale, em Vila Velha

Depois de uma fim de semana bem agitado em Porto Alegre, reunindo 5 mil pessoas durante o fim de semana, o Festival Movimento HotSpot se prepara para sua passagem pelo Espírito Santo, nos dias 17 e 18 de maio. Lá, quem vai abrigar a exposição e a programação especial é o Museu Vale. O Festival é a etapa expositiva do movimento que pretende revelar novos talentos em 11 áreas da criação num processo de busca, exposição e premiação.

Quando desenhamos o projeto do Movimento HotSpot, uma das nossas metas era tanto buscar como expor a diversidade cultural e criativa brasileira vencendo as dimensões culturais do nosso País. Nossa riqueza e pluralidade é um desafio para o brasileiro “se conhecer” e queremos tanto mostrar, como aproximar os diversos “brasis” que temos no Brasil. Daí a proposta de viajarmos por diversas capitais passando por todas as nossas regiões.”, comenta Paulo Borges, idealizador do Movimento HotSpot

De março a setembro do ano passado o projeto recebeu 1642 inscrições e agora vai mostrar a proposta de 303 talentos selecionados, entre esses, 08 selecionados são capixabas que concorrem nas categorias: fotografia, beleza, filme e vídeo, design gráfico, ilustração, design (de produto), música e ideia – onde vale um prêmio especial com capital semente de até 200 mil para investir na inserção de uma nova proposta de negócios no mercado.

 “É muito interessante para o Museu Vale receber esta exposição de novos talentos nas diversas áreas da cultura. Nosso foco é a arte contemporânea e a história da Estrada de Ferro Vitória a Minas”, comenta seu diretor Ronaldo Barbosa. “Temos nos aproximado do design e, recentemente, da arquitetura, de uma maneira natural e muito importante para a compreensão das centenas de jovens que visitam o museu. Esta exposição é um incentivo a isso.“

O curador do projeto na categoria design gráfico, Rogério Hideki liderou a equipe responsável pela criação da cenografia da exposição que viaja com o Festival e que mostra criações em 10 categorias que o prêmio compreende: arquitetura, beleza, cenografia, design, design gráfico, filme e vídeo, fotografia, ilustração, música e moda. “Nosso objetivo foi ser criativo de forma simples para que as ‘estrelas’ sejam as obras dos talentos, mas com a preocupação desta base cenográfica não ficar monótona”, comenta Hideki. “Por isso a cenografia foi criada de forma modular e flexível. A ocupação do Museu Vale será única. A exposição muda a cada passagem do Festival por uma nova cidade”, conclui.

O Festival será aberto na sexta-feira, a partir das 19h com vernissage para convidados e selecionados do Movimento HotSpot e será aberto ao público geral para visitação no sábado, dia 18, das 14h às 18h. Dentro da programação estão previstas dinâmicas e oficinas com o curador Rogério Hideki, coletivos de arte capixabas e uma conversa sobre moda com o idealizador do Movimento HotSpot, Paulo Borges, comentando sua vivência como criador do São Paulo Fashion Week – a maior semana de moda da América Latina.

A Programação completa é atualizada no www.movimentohotspot.com/festivais e também no perfil do Movimento HotSpot no Facebook. Para saber detalhes, é possível participar do evento no facebook, convidar amigos e receber todas as atualizações da agenda. http://www.facebook.com/movhotspot

O Movimento HotSpot vai se juntar a uma série de atividades programadas para este ano para comemorar os 15 anos do museu. A primeira atividade de celebração do espaço aconteceu em março, com a oitava edição dos Seminários Internacionais Museu Vale, cujo tema – “Cyber-arte-cultura” – recebeu 13 palestrantes e em média 500 participantes por dia e foi transmitido em diversas redes sociais como Facebook, Twitter, Livestream, Flickr, Bambuser, Youtube e Storify. “Isso propiciou a conexão de uma turma jovem ao tema, bem como a participação ativa de mais pessoas, com comentários e perguntas direcionadas aos palestrantes”, conta Barbosa. “O museu hoje tem um papel fundamental para o conhecimento, a criação, a informação e o desenvolvimento de projetos educativos com jovens, direcionados à formação estética e ao treinamento na montagem de exposições”, conclui Barbosa.

Programação Festival Movimento HotSpot Espírito Santo

Sexta-feira (17/05)

19h – Abertura da Exposição do Festival Movimento HotSpot – para convidados Local: Museu Vale – Antiga Estação Pedro Nolasco 22h – Música no Festival Movimento HotSpot Espirito Santo – aberto ao público
Local: IlhaShow, Alameda Ponta Formosa, 350, Praia do Canto – Vitória *Grátis. **Sujeito à lotação da casa, lugares garantidos por ordem de chegada.

Lineup: DJ Baby Peppers

23h Daniel Limaverde (Rio de Janeiro)

23h30 Sol na Garganta do Futuro (Espírito Santo)

00h30 SILVA

Sábado (18/05)

10h – abertura da exposição do Festival para o público| Intervenções em instalação cenográfica do Movimento HotSpot
Local: Museu Vale – Antiga Estação Pedro Nolasco *Grátis

11h – Encontro “Por trás do ‘Tardes Infinitas’”, com integrantes do programa de rádio “Tardes Infinitas”, da rádio Universitária FM 104,07.
Participantes vão conhecer o processo tecnológico por trás das transmissões do programa “Tardes Infinitas” interagindo com os produtores em um estúdio móvel, onde compreenderão o processo criativo de um programa de rádio.
Local: Museu Vale – Antiga Estação Pedro Nolasco *Grátis **Até 50 pessoas.

15h – Roda de conversa com Paulo Borges, idealizador do São Paulo Fashion Week e do Movimento HotSpot e Lala Deheinzelin, especialista em Economia Criativa, curadora do Movimento HotSpot na categoria ideia Local: Museu Vale – Antiga Estação Pedro Nolasco (área da exposição de Filme e Vídeo) *Grátis **Até 50 pessoas

16h15 – Profissão Designer Gráfico: o céu é o limite. Rogério Hideki mostra o processo criativo do Estúdio Arvore na criação de projetos.
Local: Museu Vale – Antiga Estação Pedro Nolasco (área da exposição de Filme e Vídeo) *Grátis **Até 50 pessoas

18h – Fim das atividades no Museu Vale

Sobre o Movimento HotSpot Em março do ano passado, um projeto incentivado pelo Ministério da Cultura, com patrocínio da Vale e da Riachuelo, em parceria com o Sebrae, fez um convite para qualquer brasileiro com criatividade e vontade: “Tire sua ideia da gaveta”. De lá para cá, o Movimento HotSpot – um processo de busca, exposição e premiação que pretende revelar ao País novos talentos da criatividade em 11 áreas (arquitetura, beleza, cenografia, design, design gráfico, filme, fotografia, ilustração, moda, música e ideia) recebeu 1642 inscrições pelo portal www.movimentohotspot.com.br. Um total de 303 propostas criativas foram escolhidas para integrar um festival de criatividade que vai rodar por 10 capitais brasileiras, começando por Brasília, no Distrito Federal, no dia 04 de abril.

À medida que o Festival expõe o trabalho de selecionados nesta fase, os criativos têm a oportunidade de sensibilizar público e lideranças a partir dessa vitrine criativa, ganhar visibilidade e se conectar com influenciadores que poderão potencializar o desenvolvimento desses talentos e projetos. Dividido em várias etapas, o Movimento HotSpot tem duração de aproximadamente um ano e meio. Investindo em novos talentos, o projeto vai mostrar o potencial da criatividade em todo o Brasil. Um grupo de curadores é responsável por escolher os melhores talentos.

Todos os vencedores receberão um prêmio de 10 mil reais. O vencedor na categoria Ideia contará ainda com até R$ 200 mil para a realização do seu projeto, e na categoria Moda o premiado receberá até R$ 150 mil para desenvolver uma coleção, que será apresentada no São Paulo Fashion Week ou no Fashion Rio.

Sobre a parceria com o Sebrae: Atualmente, o Sebrae atua com 153 projetos de economia criativa, trabalhando para aumentar formalização dos empreendedores do setor. O Sebrae presta consultoria às micro e pequenas empresas em gestão empresarial, inovação, planejamento e estratégia, oferece várias oportunidades para que estes empresários possam trocar experiências, fazer novos contatos e ter vivência no segmento onde atuam ou pretendem se inserir. O Movimento HotSpot se alinha com os objetivos do Sebrae de fortalecer a economia criativa por meio de cadeias produtivas ligadas a setores como moda, música, startups e design, utilizando a inovação e a criatividade e buscando aprender e interagir com novos talentos.

Sobre o patrocínio da Vale: A Vale valoriza as pessoas e enxerga o Movimento HotSpot como uma plataforma que estimula a inovação, revela talentos e oferece oportunidades para o empreendedorismo. Outro aspecto importante é a possibilidade de troca de ideias e a circulação em diversas regiões do Brasil.

Sobre o patrocínio da Riachuelo: Promover a universalização da arte por intermédio da moda é o grande objetivo da Riachuelo como patrocinadora do Movimento HotSpot, incentivando a importante concepção criativa que envolve este projeto.

www.movimentohotspot.com | Facebook: movhotspot | Twitter: @movhotspot