Workshop Em que cidade desejamos viver? baseado na exposição “Paulo Mendes da Rocha: a natureza como projeto”
 12.Jul.2013 a 29.Set.2013

Uma cidade é assim…

Construída por olhares múltiplos de/para uma rede urbana de espaços cheios e vazios, compõe um tecido de contornos definidos pelas inúmeras ações em cadeia: o espaço das edificações e das relações humanas, no qual “a única coisa permanente é a mudança” (parafraseando Heráclito).

A exposição do arquiteto “Paulo Mendes da Rocha – a natureza como projeto” apresentou um conjunto de proposições em fotografias, textos e desenhos: projetos que relacionam a arquitetura e a natureza, associados ao contexto da cidade, considerando a presença da luz, da água e do céu, trazendo para a visualidade as relações da paisagem, as construções urbanas, das pessoas e a potencialidade da convivência coletiva.

“O assunto, nos dias de hoje, é o planeta, o planeta onde vivemos, pequeno fragmento instável, equilibrado pelas leis da mecânica celeste, girando no espaço que os cientistas discutem ainda se é finito, porém tão vasto, enorme, que não conseguimos imaginá-lo, quer dizer, desenhar  na imaginação uma paisagem capaz de configurar o Universo. Se chegar perto, muito perto deste planeta, com um astronauta que regressa de uma viagem interplanetária, pode ver então a ilha de Vitória, os capixabas que aí vivem e a cidade que construímos. Não poderá dizer que vê a natureza. O que vê é uma construção. A natureza transformada, modificada, construída. Decidir o que e como construir é a questão”. (Paulo Mendes da Rocha no catálogo “Cais das Artes”, 2009)

O Workshop “Em que cidade desejamos viver?” propôs o diálogo e a mediação; foi uma provocação para os fruidores da exposição: ao criarem interseções entre os conceitos de paisagem, arquitetura e sustentabilidade, eles estabeleceram um jogo de ideias, pensamentos, referenciais e saberes, que se expandiu da leitura pessoal para o campo ampliado da participação colaborativa.

Uma cidade é assim… Edificações, ruas, esquinas, pessoas e suas histórias.

Mara Perpétua Banhos Pereira
Arte-educadora

O Workshop “Em que cidade desejamos viver?”, baseado na exposição “Paulo Mendes da Rocha – a natureza como projeto”, foi realizado no Museu Vale com 1.378 estudantes e 80 professores de 45 escolas públicas e particulares da Grande Vitória (Cariacica, Serra, Viana, Vila Velha e Vitória), de 03 de novembro a 21 de dezembro de 2012 (24 dias úteis).