Workshop baseado na exposição coletiva Reinventando o Mundo
 09.Mar.2014 a 09.Jul.2014

Participar do projeto educativo para a exposição “Reinventando Mundo” foi, de fato, uma oportunidade entusiasmante e, ao mesmo tempo, desafiadora. Durante a elaboração das Ações Educativas, algumas etapas tiveram que ser vencidas, sempre se buscando explorar, com base no conjunto dos artistas expostos, as diversas possibilidades dos meios tecnológicos aliados ao campo da arte. Exigiu-se uma pesquisa aprofundada, de modo a provocar reflexões e instigar atividades destinadas ao público visitante infanto-juvenil. Nesse sentido, buscamos articular conceitos e práticas ao longo dos circuitos e oficinas oferecidos pelo Museu Vale.

Devido à pluralidade do conjunto exposto, alinhavamos possíveis relações entre os artistas, a partir de suas pesquisas. E, por meio dessas conexões, formatamos quatro circuitos de visitação, seguidos de oficinas, de modo a possibilitar aos estudantes uma vivência entre teoria e prática:

1) a “Oficina do Movimento” deu ênfase às obras dos artistas Abraham Palatnik, Mauricio Salgueiro, Marcelo Moscheta, Milton Marques, Paulo Nenflídio e Pedro Paulo Domingues, cuja proposta artística se pauta na mecânica do movimento presente em materiais extraídos do espaço urbano, assim como de objetos de uso cotidiano;

2) a “Oficina do Som” abordou a produção dos coletivos e artistas Chelpa Ferro, Mariana Manhães, Marssares, Maurício Salgueiro, O Grivo, Paulo Vivacqua e Romano, com obras que estimulam percepções de sons produzidos através da fusão de materiais e formas, propiciando a experimentação sonora através da arte;

3) a “Oficina da Palavra” se inspirou nos artistas André Parente, Detânico e Lain, Letícia Parente e Paulo Brusky, cujas reflexões partem da palavra por meio de diferentes formas de comunicação, com vistas a abrir possibilidades de trânsito entre arte e ciência, entre textos, contextos e linguagens – tipografia, design gráfico, vídeo e arquitetura, buscando um diálogo sensorial e visual;

4) a “Oficina da Imagem” baseou-se nos artistas Fernando Velázquez, Leandro Lima & Gisela Mota, Rafael França, Regina Silveira e Sonia Andrade, que focam em suas obras as investigações e manifestações artísticas concentradas nas áreas do vídeo e da fotografia.

Houve certa preocupação em orientar as mediações a partir de uma concepção pedagógica adequada a cada faixa etária e nível de escolaridade, fornecendo informações sobre os artistas, assim como os conceitos estéticos e contextos históricos das obras. Além disso, devido ao caráter interdisciplinar da exposição “Reinventando o Mundo”, procuramos fornecer subsídios didáticos aos professores para que não só pudessem preparar os alunos para as visitas como, em uma fase posterior, desenvolvessem projetos em sala de aula, dialogando com outras disciplinas.

A satisfação com o resultado alcançado excedeu nossas expectativas, de forma que esperamos que tais Ações Educativas possam ter contribuído para o desenvolvimento acadêmico e artístico-cultural desses jovens, além de servirem de estímulo a iniciativas que visem à formação de um público de arte.

Rosane Cantanhêde
Arte-educadora convidada

As Ações Educativas “Reinventando Mundo”, desenvolvidas a partir da exposição homônima, foram realizadas no Museu Vale com 1.320 estudantes e 90 professores de 44 escolas públicas e particulares da Grande Vitória (Cariacica, Serra, Viana, Vila Velha e Vitória), de 06 de agosto a 13 de setembro de 2013 (24 dias úteis).