Workshop baseado na exposição “Das viagens, Dos Desejos, Dos Caminhos”
 05.Dez.2014 a 05.Jun.2016

O Programa Educativo do Museu Vale tem um cuidado especial no preparo dos educadores, porque entende a mediação como a linha de frente das exposições, e os estudantes precisam estar nutridos, preparados para o grande jogo da arte que é convocar o outro a se aventurar por caminhos desconhecidos, já que, em contato com arte, muitas vezes é necessário despojar-se de certezas para abrir espaço a novas leituras e vivências.

Nesta perspectiva o Programa Educativo motivado pela exposição “Das Viagens, dos Desejos, dos Caminhos”  foi desenhado a partir do VER, SENTIR e FAZER arte com a proposta “Desenhando e Pintando Territórios com Tesoura” que articula a percepção, a imaginação, a emoção, a sensibilidade e a reflexão do processo Ensino e Aprendizagem em arte contemporânea.

Dessa forma, cada participante foi convocado para desenhar formas inspiradas em suas andanças pessoais, caminhos, percursos por lugares que tivessem travado uma relação de memória afetiva.

Assim, a condução do trabalho no atelier do Museu Vale, através da equipe de educadores, levou estudantes e professores para viajar nos caminhos da memória pessoal a partir da observação da memória dos artistas que participaram da exposição.

De trem, de carro, de avião, enfim por vias de deslocamento diversas formou-se uma composição inimaginável de viagens, diversas em cores, formas, ações e pensamentos.
Desejamos assim, que esta experiência tenha promovido o ensino e o conhecimento da arte. Não apenas como um difusor, mas como um fórum constante de discussão no qual o Museu Vale se abre numa constante ação educação!

O workshop “Das viagens, Dos Desejos, Dos Caminhos” desenvolvido a partir da exposição homônima, foi realizado no Museu Vale com 2.310 estudantes e 132 professores de 66 escolas públicas e privadas da Grande Vitoria (Cariacica, Viana, Vila Velha, Vitoria e Serra) de 05 de setembro a 31 de outubro de 2014. (33 dias úteis)

Vânia Leal
Educadora