Workshop baseado na exposição “Códice – do risco ao risco” dos artistas Thaïs Helt, Marco Túlio Resende, Amilcar de Castro
 22.Mai.2015 a 30.Ago.2015

A exposição “Códice – do risco ao risco” com iniciativa do Museu Vale e Fundação Vale apresentou obras inéditas de Thaïs Helt e Marco Túlio Resende, criadas especialmente para essa exposição, além das obras do mestre Amilcar de Castro, suas esculturas do movimento neoconcretista e poesias inéditas.

O processo artístico desses três artistas reverbera-se no campo da imaginação, sonhos, memórias e desejos, trazendo o “livro”, como temática central da exposição. O livro do artista torna-se um mantenedor da memória do exercício criativo, um registro do processo e fonte de inspiração recorrente.

Como o próprio título da exposição anuncia, o artista está em constante progressão no fazer artístico e consequentemente no arriscar-se ao fazê-lo.
O objetivo do serviço educativo do Museu Vale foi trabalhar a trajetória dos três artistas. Através da mediação, o diálogo levou os alunos a olhar a natureza estética das obras em exposição, fazendo um elo com seu universo particular e história de vida.

Foram instigados a perceber as formas e técnicas, reavivando memórias afetivas, de lazer, ou experiências cotidianas. Após percorrerem toda a exposição, os estudantes identificavam como os materiais foram utilizados e quais linguagens empregadas. Eles conheceram técnicas mistas, a representação de elementos naturais e abstratos, a presença de imagens, palavras soltas e textos completos.

O Workshop “Códice – do risco ao risco” desenvolvido a partir da exposição homônima, foi realizado no Museu Vale com 1.925 estudantes e 190 professores de 55 escolas públicas e privadas da Grande Vitoria (Cariacica, Viana, Vila Velha, Vitoria e Serra) de 26 de maio a 28 de agosto de 2015 (54 dias úteis).