Workshop baseado na exposição Vik Muniz
 22.Nov.2016 a 18.Mai.2017

A proposta educativa para a exposição Vik Muniz no Museu Vale, consistiu em retrabalhar figuras do imagético coletivo e do cotidiano dos alunos, assim como o artista o faz em suas obras.

Os grupos escolares participantes da atividade foram acompanhados pelos mediadores do educativo do Museu Vale até a mostra, onde através do diálogo sobre a exposição procurou-se estimular o olhar artístico e crítico dos participantes.

Após a visita pelo espaço expositivo, os alunos foram encaminhados a sala de arte educação, onde participaram do workshop desenvolvido tendo como base o trabalho do artista.
A atividade desenvolvida pelo setor educativo do Museu Vale, consistiu na fragmentação de uma imagem em vários recortes, cada aluno trabalhou individualmente a parte que lhe cabia da imagem de acordo com sua vontade e criatividade, seja através da utilização de técnicas distintas, como colagem, pintura, etc.
Ao final, as partes eram unidas e formavam um único desenho, cuja identificação da imagem se dava assim que o processo era finalizado, fazendo referências ao mosaico e a escala que Vik Muniz utiliza para desenvolver suas imagens, registradas em linguagem fotográfica.

A intenção do projeto apresenta-se no exercício da percepção para fortalecer a interpretação.

Demos importância ao processo criativo de cada aluno, de maneira que eles pudessem se expressar livremente, ao mesmo tempo que contextualizamos todo o aprendizado, fazendo com que o aluno fosse estimulado a compreensão dos diferentes objetos e materiais que encontram em seu cotidiano, da mesma forma que o artista os reaproveita na concepção de suas instalações.

O workshop “Vik Muniz” desenvolvido a partir da exposição homônima, foi realizado no Museu Vale com 2.240 estudantes e 230 professores de 64 escolas públicas e privadas da Grande Vitoria (Cariacica, Viana, Vila Velha, Vitoria e Serra) de 22 de outubro a 10 de dezembro de 2015. (29 dias úteis).