Workshop baseado na exposição “Acaso Controlado”, de Daniel Feingold
 29.Jun.2017 a 31.Jan.2018

O Projeto do workshop educativo em artes proposto para a exposição “Acaso Controlado” que aconteceu no período de  21 de novembro a 17 de dezembro de 2016 no Museu Vale, buscou promover um canal mútuo de conhecimento na realização de habilitações que possibilitaram de maneira ética e qualificada, a formação de mediadores e professores que estabeleceram o contato entre visitantes e estudantes que frequentaram o espaço cultural envolvidos com um objetivo muito bem demarcado: promover o diálogo e a aproximação com a arte contemporânea.

O projeto levou em consideração os conteúdos, objetivos, métodos, recursos humanos e materiais que foram utilizados durante todo o período expositivo, assim optamos pela abordagem de leitura da obra considerando a proposta metodológica do VER, SENTIR e o FAZER arte.

Na primeira fase com os mediadores do museu e com os professores convidados a ação se deu através da visita orientada ao espaço expositivo por meio de uma leitura das obras do artista. A proposta desenvolvida no workshop teve como objetivo geral desenvolver o trabalho com os alunos, primeiramente no espaço expositivo, depois no atelier de arte-educação do museu onde os mesmos, tiveram contato com materiais artísticos para elaboração de um trabalho de arte, tendo o envolvimento significativo da equipe de mediadores do Museu Vale que diante da apreensão da proposta pedagógica, conduziu a ação com êxito e conhecimento.

Podemos ver no resultado final do trabalho educativo, um nível qualitativo e o quanto é fundamental o comprometimento do papel social do Museu Vale na proposição da arte como forma de conhecimento; a arte como proposição de mediação cultural e a arte com responsabilidade social.

Durante o período do workshop o Museu Vale recebeu 1.085 estudantes e 542 professores das escolas públicas e particulares da Região Metropolitana da Grande Vitória.