Retrospectiva Museu Vale 2017
 15.Dez.2017

Em 2017 o Museu Vale recebeu mais de duzentos mil visitantes, dentre grupos escolares e visitas espontâneas, que puderam conferir de perto e participar ativamente de toda a programação cultural durante o ano.

Além de visitar nosso acervo histórico sobre a construção da Estrada de Ferro Vitória a Minas no edifício sede, o Museu Vale trouxe uma programação rica em termos culturais e que atendeu de forma satisfatória a todos, sem distinção de idade.

Tivemos a exposição em comemoração à Semana Mundial do Brincar, chamada de “O brincar que encanta o tempo”; o museu participou também da 15º Semana de Museus (semana essa que envolve museus de todo o Brasil desenvolvendo atividades relacionados a um tema proposto pelo IBRAM (Instituto Brasileiro de Museus); recebemos a mostra de arte contemporânea dos artistas Felipe Barbosa e Rosana Ricalde, “Jardins Móveis”, que em seu conjunto de 21 esculturas de estruturas metálicas e preenchidos com infláveis trouxeram através de sua ludicidade a reflexão sobre o tempo e o efêmero; o Museu Vale deu espaço a música também, com a apresentação da Orquestra de Cordas do Instituto Preservarte; recebemos o projeto de residência artística Fábrica LAB onde o galpão de exposições do Museu Vale serviu de ateliê aberto para coletivos artísticos e artistas individuais no desenvolvimento de seus trabalhos; o galpão foi palco de debates sobre a arte contemporânea com a 1º edição do Encontros com a Arte Contemporânea; o esporte também fez parte da história do Museu Vale em 2017, pois serviu de espaço de largada da 7º Corrida Vale, evento em comemoração aos 75 anos da empresa, além das ações educativas e “workshops” desenvolvidos e cuja execução durante todo o ano atendeu as escolas inscritas e também os grupos familiares que visitaram o museu.

Enfim, foi um ano cheio de desafios, realizações e muito aprendizado.

Agradecemos a todos que participaram e estiveram conosco durante o ano de 2017 e que possamos nos reencontrar em 2018!