“A linha do fazer e do sonhar”
 06.Jan.2018 a 28.Jan.2018

No período que vai de 06/01 a 28/01, sempre aos finais de semana, acontece no Museu Vale a ação educativa chamada “A linha do fazer e do sonhar”.

Desenvolvida a partir do acervo permanente do Museu Vale, a atividade objetiva envolver toda a família numa atividade que engloba o sensorial, o desenho e a música. A oficina acontecerá sempre em dois horários, às 11 e às 15 horas, com inscrições gratuitas na recepção do museu e com disponibilidade de 40 vagas por horário.

No que consiste a atividade?

As pessoas interessadas formarão grupos que, acompanhados pelos mediadores do educativo, percorrerão a exposição histórica permanente do Museu Vale. Após a visita ao acervo permanente, os grupos serão convidados a participar da atividade educativa proposta e que será desenvolvida na plataforma ao lado da Maria Fumaça.

O trabalho terá início com uma atividade envolvendo o desenho cego (os olhos dos participantes estarão vendados nesse primeiro momento) e durante esse processo serão inspirados pela música (escolhida previamente) na realização do desenho, trabalhando o espaço bidimensional e suas possibilidades sonoras e visuais. O objetivo nesta experiência é a desconstrução dos conceitos de desenho “certo” e “errado” e possibilitar às crianças um afastamento destes julgamentos e a aproximação do prazer do desenho por ele mesmo, pelo movimento que a música causa no corpo, e pelas sensações que proporciona.

Após a conclusão dessa primeira etapa, o grupo receberá folhas de transparências para fazer um novo desenho com fundo e formas diferentes, nesse momento sem a interferência da música e com os olhos abertos. Os desenhos poderão ser figurativos, geométricos, vazados, cheios, etc. Nesse instante da atividade teremos a necessidade de pensar em como criar as formas, bem como em qual espaço da folha “criar” o desenho. Ao receber essa folha transparente serão instruídos que essa será justaposta sobre a primeira e daí teremos um terceiro resultado.
Ao final será feita a justaposição, colando o desenho da transparência e o desenho livre (cego) da folha A4 branca. Os dois desenhos justapostos revelarão um terceiro desenho.

Tragam suas famílias e amigos e participem!