Workshop baseado na exposição “Jardins Móveis”, dos artistas Felipe Barbosa e Rosana Ricalde
 22.Ago.2018 a 28.Out.2018

A proposta educativa para a exposição dos artistas Rosana Ricalde e Felipe Barbosa denominada “Jardins Móveis”,consistiu em estimular o trabalho coletivo dos grupos escolares participantes do workshop, na elaboração e execução de um projeto escultórico, utilizando diferentes tipos de materiais, tendo por inspiração o coletivo de 21 obras que compunham a mostra.

O foco central da exposição,um conjunto deesqueletos metálicos em formatos de animais, alguns até extintos,preenchidos com infláveis de vários formatos, tamanhos e cores,levantava questões sobre a ideia de memória, fazendo um contraponto entre o natural e o antinatural, numa proposta de reflexão sobre a artificialidade, o efêmero e a transformação do essencial em descartável, uma constante na sociedade moderna.

Com a exposição acontecendo no lado externo da galeria, o galpão de exposições foi ocupado para a execução do projeto de arte educação, que instigava os grupos participantes logo na chegada com a frase que questionava: Qual o Lugar da Arte? Através do workshop “Jardins Móveis” objetivamos que durante todo o processo criativo, não restrito a sala de aula, os participantes pudessem trazer para a oficina sua visão pessoal de construção e a própria desconstrução da obra, aproveitando seu universo pessoal, seu cotidiano, que somado a outros olhares e vivências, tempos e lugares, dão em conjunto, forma a “metamorfose” escultórica proposta na atividade.

O workshop “Jardins Móveis” desenvolvido a partir da exposição homônima, foi realizado no Museu Vale com 3.120 estudantes e 250 professores de 78 escolas públicas e privadas da Grande Vitoria (Cariacica, Viana, Vila Velha, Vitoria e Serra) de 06 de julho a22 de setembro de 2017.(72 dias úteis).