Primavera de Museus 2018 – 12ª Edição -18 a 21 de setembro, às 8h30 e às 14h
 18.Set.2018 a 21.Set.2018

“Museus são espaços múltiplos e dinâmicos que assumem importantes funções na guarda do patrimônio museológico e das memórias, no fortalecimento da cidadania e das noções de pertencimento e identidade, no respeito à diversidade e à valorização da cultura, que podem exercer papel fundamental na educação. A partir desse sentimento de comemoração, propomos que essa edição da Primavera dos Museus ofereça às instituições museológicas e aos processos museais a oportunidade de celebrar a educação museal no Brasil.
Os museus devem ser reconhecidos como espaços plurais que propiciam vivências diversas e trocas constantes de conhecimentos e experiências e, nesse sentido, a educação permeia todos os seus cantos. Assim, o tema desse ano vem celebrar a dimensão educativa dos museus, em todos os seus aspectos, e sua importância na dinamização dos espaços museais.”(IBRAM)

Inspirada no tema proposto pelo IBRAM – “Celebrando a Educação em Museus” – e também em comemoração aos 200 anos de criação do primeiro museu no Brasil, acontece através de ações culturais gratuitas em várias instituições em todo o Brasil de 17 a 23 de setembro a chamada “Primavera de Museus”.

No Museu Vale a ação acontecerá de 18 a 21 de setembro (terça a sexta) sempre em dois horários, às 08:30 e às 14 horas.

A ação: os grupos participantes irão fazer uma visita mediada ao acervo permanente do Museu Vale, num diálogo contínuo com a equipe de mediadores. Nesse processo, serão instigados a perceber a importância de mantenimento de nossa memória histórica, seja coletiva e/ou de nossas próprias histórias de vida, afinal tudo está em conexão; Propõe-se assim, pensar a história como uma narrativa em permanente transformação. Ela é feita das histórias dos diferentes grupos, num processo contínuo, elaborado no presente por todos que vivem na cidade e interferem neste processo a todo instante. Após esse primeiro momento, os participantes irão realizar uma atividade na plataforma do Museu Vale, onde receberão folhas para compor um scrapbook, onde poderão compartilhar individualmente histórias de vida que no final comporão um livro de memórias, que terá como função representar de forma física as noções levantadas durante a mediação sobre noções de memória, história e coletividade.”