Penumbra

A Fundação Vale apresenta, em comemoração aos 20 anos do Museu Vale, uma exposição do artista plástico Angelo Venosa. Um dos principais nomes da chamada Geração 80, Angelo Venosa traz ao Museu Vale “Penumbra”, um conjunto de esculturas, seis inéditas e quatro de outras fases de sua carreira, que desafia o olhar do espectador no decorrer de toda a mostra, alinhando peças que combinam o antagonismo entre a artificialidade e o orgânico, peso e leveza.

Ao mesclar obras de pequenas dimensões com outras de grande porte, o artista instiga através do estranhamento, cujo produto final é resultante da união de seu ímpeto criativo aliado às novas tecnologias, como o uso de impressoras 3D na confecção das esculturas. Para a exposição, não bastasse o apelo visual e o volume das formas escultóricas, Angelo joga com um segundo elemento, a luz, para gerar um terceiro, a sombra, que por sua vez corrobora como uma extensão de sua obra. Esta é a primeira vez que o artista usa a luz como elemento de seu trabalho.

Nesses 20 anos de existência, o Museu Vale se consolidou como um importante centro de difusão cultural no Espírito Santo levando ao estado grandes nomes da arte moderna e contemporânea do país. Gerido pela Fundação Vale, o museu faz parte de uma rede de espaços culturais da Vale localizados em diferentes estados do país, que tem como objetivo contribuir para a democratização da cultura e para a preservação do patrimônio cultural brasileiro.

Clique aqui para baixar.

Penumbra