17ª Semana de Museus – Museus como Núcleos Culturais: o Futuro das Tradições – 14 a 19/maio
 14.Mai.2019 a 19.Mai.2019

A 17ª Semana de Museus tem como tema em 2019, Museus como Núcleos Culturais: o Futuro das Tradições. Pensar em tradições é um exercício de (re) conhecimento e experienciar o futuro, nos possibilita ampliar as fronteiras do tempo, seja no espaço público ou em outros lugares, mantendo-as sempre vivas nas comunidades. Tais saberes se aproximam dos tempos literários que ganham corporeidade na obra de Paulo Leminski, sugerido como inspiração pelo Ibram (Instituto Brasileiro de Museus).

O Museu Vale é o lugar de estar!

Entre os dias 14 a 19 de maio proporemos um debate sobre o papel de nós mesmos dentro dos museus como centros emanadores e receptores de práticas sobre nossa cultura. A partir de visitas mediadas, que centrarão na formação cultural do estado, atravessaremos nosso território e acervo.

Continuando a ação dentro da galeria I do galpão de exposições, haverá uma instalação multissensorial, proposta pelo Programa Educativo, cujo objetivo é o de promover a conexão entre o visitante consigo mesmo e com o outro.

O resultado dessa busca pelo autoconhecimento e pela preservação das práticas culturais atravessa as fronteiras museológicas, integrando-se ao nosso cotidiano, acalorando laços entre a comunidade, ações museais e a atuação das tradições culturais populares, cumprindo assim o objetivo proposto.

Somos parte dessa viagem pelos trilhos da história, nesse lugar de descoberta, aprendizado e prazer onde a cultura acontece.

Museu Vale
Antiga Estação Pedro Nolasco, s/n
Argolas – Vila Velha, Espírito Santo

Quando: de 14 a 19 de maio

Horários: terça a sexta em dois horários: 8h30h e 14h
Sábado e domingo: das 10h às 17h.

*Inscrições gratuitas e podem ser feitas na recepção do Museu Vale.