Workshop baseado na mostra Penumbra – Projeto Educativo (30/Mai a 06/Set)
 30.Mai.2019 a 06.Set.2019

O Projeto CORPOS é uma proposta de Ação Educativa do Museu Vale, uma abertura para a experiência poética a partir da Exposição PENUMBRA do artista Angelo Venosa, em seu potencial educativo, como espaço de interatividade para a produção de conhecimento, considerando as aprendizagens e experiências singulares do público visitante em sua diversidade.

Reconhecendo que é a partir do diálogo que estabelecemos aproximações significativas, propomos uma postura reflexiva e poética na fruição do conjunto de corpos desejantes de sentido, são esculturas tridimensionais em baixa luz, iluminados por micro pontos que os projetam – volume, silhueta e forma – nas paredes e/ou no chão do espaço expositivo/galpão do Museu Vale, ganhando novas proporções que geram o agigantamento de formas, uma ampliação das possibilidades visuais.

O Projeto Corpos propõe uma experiência colaborativa, a partir de três elementos que se intercruzam na exposição: Penumbra, Corpo, Orgânico. Oportunizando a manipulação de diferentes materiais plásticos, possibilita a inventividade do/no espaço, da tridimensão da matéria, para a bidimensão da sombra projetada redimensionados na ausência da luz plena – um desafio em ações construtivas (costurar, empilhar, dobrar, encaixar, acoplar, montar, cortar, organizar, separar, iluminar, projetar) ligadas ao estrutural, o tátil e o sensível.

O workshop “Corpos” desenvolvido a partir da exposição Penumbra, foi realizado no Museu Vale com 2.962 estudantes e 257 professores de 96 escolas públicas e privadas da Grande Vitoria (Cariacica, Viana, Vila Velha, Vitoria e Serra) de 30 de maio a 06 de setembro de 2018 (95 dias úteis).

Mara Perpétua

Vila Velha (ES), 01 de outubro de 2018.