Arte para crianças

Dizem que tudo tem um começo e um fim. Dizem também que devemos sempre começar pelo começo. Mas como saber onde começa e onde termina uma obra de arte? Difícil também é saber onde começa ou termina o caminho que devemos percorrer quando visitamos uma exposição de arte. Aqui, não há começo e nem fim. Esse lugar é “a unha do dedão do pé do fim do mundo”, como diz o poeta Manoel de Barros que vocês em breve conhecerão. Olhamos para os objetos que moram aqui e é como se fosse uma história que só tivesse o meio. É como se estivéssemos perdidos em uma floresta cheia de coisas interessantes mas sem nenhum caminho para iniciar nosso passeio, para direcionar nosso olhar. Dá um pouco de medo porque estamos sozinhos e nos perguntamos: Onde é o caminho? Onde é o começo? Cada objeto da floresta vira para você e fala: é por aqui, é por aqui, ei, ô menino, ô menina, é por aqui… Ficamos confusos, o que fazer? Acho que nós poderíamos fazer o seguinte:

Primeiro, esquecer por algum tempo que as coisas geralmente têm começo, meio e fim. Segundo, esquecer por outro tempo que, para percorrer um caminho, precisamos dele, do caminho. A gente pode passar a caminhar sem pensar no caminho. Ou seja, para visitar esta exposição de arte a gente vai fazer como se tivesse perdido a memória, como se tivesse perdido os olhos em algum sonho e de repente tivesse acordado. Aí a gente abre bem devagarzinho os olhos que a gente perdeu e pergunta: quem sou eu, onde estou, para onde vou? Como ninguém vai responder a essas perguntas porque ninguém sabe as respostas, a gente pára na frente do primeiro objeto de arte que encontrar e faz as seguintes perguntas: Bom dia ‘seu’ objeto de arte, o que é você? O que tem para me dizer? Tem alguma sugestão de caminho?

Uma coisa é certa: o objeto de arte sempre responde às perguntas que a gente faz para ele, só que ele tem uma língua própria. Ele fala a língua das obras de arte.

Clique aqui para baixar.

Arte para crianças