Celebrando 21 anos, o Museu Vale propõe para os “Encontros com a arte contemporânea 2019” uma reflexão sobre o motivo de sua própria história.
Desde a sua inauguração em 1998, o Museu Vale, nesses anos de atividade, sempre teve o compromisso de fomentar a produção artística com o propósito de promover conjuntamente educação e cultura.
Com seus múltiplos eventos – tais como a exposição permanente do acervo histórico-ferroviário da Estrada de Ferro Vitória a Minas, mostras temporárias de arte contemporânea, as diversas atividades promovidas através de seu programa educativo, os seminários, as suas publicações, o encontro de pensamentos, dentre outras, firmou a instituição como um dos mais importantes centros artístico-culturais do estado do Espírito Santo e do país.
Afim de celebrar os seus vinte e um anos, o Museu Vale propõe para os “Encontros com a arte contemporânea 2019” uma reflexão sobre o motivo de sua própria história, no sentido de pensar explicitamente os nexos fundamentais que relacionam arte, educação e cultura.
O objetivo é compreender como esses três fenômenos essenciais da vida humana se articulam em um fundamento comum, e assim, pensar como a produção de um promove os outros numa reciprocidade circular de realização: a arte produz educação, que produz cultura, que produz arte, que produz educação, que produz cultura e assim por diante.
15 de outubro de 2019 — terça-feira — 19h
Mesa: Educação e Cultura
Luiz Antonio Simas (RJ)
Marco Lucchesi (RJ)
16 de outubro de 2019 — quarta-feira — 19h
Mesa: Arte e Cultura
José Rufino (PB)
Antonio Nóbrega (PE)
17 de outubro de 2019 — quinta-feira — 19h
Mesa: Arte e Educação
Janaina Melo (MG)
Charles Watson (RJ)
Organização
Fernando Pessoa
Textos
Antonio Nóbrega
Charles Watson
Janaina Melo
José Rufino
Luiz Antonio Simas
Marco Lucchesi
Projeto gráfico e diagramação
Monomotor
Revisão de textos
Paulo Gois Bastos
Fale conosco
Redes sociais