1 + 7

O Museu Vale comemora em outubro de 2008 os seus dez anos. Como toda comemoração celebra o que é memorável a fim de consagrar uma história, o motivo principal deste texto é recordar a memória do Museu Vale para manifestar o que constitui a sua identidade fundamental.

Em seu propósito de desenvolvimento sustentável, a Fundação Vale inaugurou o Museu Vale – localizado no edifício da antiga Estação Ferroviária Pedro Nolas­ co, no bairro de Argolas, município de Vila Velha, ES – em outubro de 1998, com o objetivo de formar um centro histórico, artístico e cultural para educar e, assim, promover a cidadania de nossa população. Relacionando o passado com o futuro, o Museu Vale propõe­se, de um lado, a resgatar, preservar e mostrar tanto os registros de mais de cem anos da Estrada de Ferro Vitória a Minas, quanto a história da Vale no Brasil, e, de outro lado, a realizar exposições e refle­ xões sobre a arte contemporânea, a fim de formar e educar o cidadão capixaba.

Estruturado em três núcleos – memória ferroviária, arte contemporânea e arte­educação –, com o enfoque na difusão da arte contemporânea brasileira e na preservação da me­ mória ferroviária, o Museu Vale realiza atualmente exposições de arte contemporânea, seminários internacionais de arte e filosofia, workshops de arte­ educação para estudantes e professores, oficinas de capacitação profissional, conversas entre o público e o artista expositor/curador, bem como edita publica­ ções de arte e de pensamento, visando promover diversidade cultural e formação educacional, profissio­ nal e crítico­filosófica (por meio dos Seminários Inter­ nacionais e das conversas com artistas/curadores).

Clique aqui para baixar.

1 + 7

O Museu Vale comemora em outubro de 2008 os seus dez anos.

Baixar