Lugar Sem Nome

A Fundação Vale e o Museu Vale têm o prazer de apresentar ao público brasileiro a obra da artista Rosilene Luduvico. Capixaba, nascida na região de Domingos Martins, Rosilene partiu do pequeno e significativo “Lugar sem nome” para o mundo, radicando-se na Alemanha em 1995. Após concluir seus estudos na Universidade Federal do Espírito Santo, Rosilene frequentou, primeiramente como ouvinte, a celebrada Academia de Arte de Düsseldorf, onde foi aluna do artista Konrad Klapheck. Nessa mesma instituição, ela cursou pintura com o professor Siegfried Anzinger, artista austríaco dos mais reconhecidos internacionalmente. Seguindo sua formação, a artista foi absorvida diretamente pelo mercado internacional de arte contemporânea, construindo uma sólida e promissora carreira.
Algumas de suas obras constam atualmente de renomadas instituições e coleções em diversas partes do mundo.

Com uma pintura delicada e feminina a artista trabalha com técnicas próprias, criando um universo particular pelas abordagens daquilo que vê e de seus sonhos. Vivencia os lugares por onde passa como se fosse uma nômade, captando a paisagem, a energia e a tipologia de cada região.

Rosilene foi convidada há um ano pelo Museu Vale para realizar esta exposição. Além das obras trazidas da Alemanha e desenvolvidas especialmente para a mostra, há pinturas em grandes formatos que a artista produziu durante dois meses na região de Domingos Martins, onde nasceu.

Rosilene passou também pela Reserva Natural Vale, em Linhares, um ponto intocado do território capixaba, que recebeu da Unesco o título de Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica. Lá a artista criou trabalhos com elementos deste rico e variado ambiente de preservação da fauna e da flora brasileiras.

Com esta exposição, a Fundação Vale confirma sua atuação na cultura como meio de expressão da identidade de cada região, mantém seu caráter de atuação global, investindo em ações locais, e traz ao público e à própria artista a possibilidade de conectar-se novamente e de valorizar a história e as raízes das gerações passadas e atuais.

Clique aqui para baixar.

Lugar Sem Nome