Paulo Mendes da Rocha: a Natureza como Projeto

Em seu 14o aniversário, o Museu Vale traz ao público a mais abrangente retrospectiva da trajetória do premiado arquiteto capixaba Paulo Mendes da Rocha, um dos dois únicos arquitetos brasileiros a serem agraciados, em 2006, com o cobiçado Prêmio Pritzker, que situou a importância de sua obra na arquitetura mundial. Possuidor de um profundo entendimento da poética do espaço e praticante de uma arquitetura de amplo engajamento social, Paulo reconhece em Vitória, sua cidade natal, memórias de um território a ser explorado, campo fértil para a exposição Paulo Mendes da Rocha: A Natureza como Projeto.

“Vitória é a cidade do Paulo; portanto, a exposição transita um pouco por suas memórias desse território”, pontua o curador, Guilherme Wisnik, crítico, arquiteto paulista e também ex-aluno e ex-colaborador de Paulo. “Filho de um importante engenheiro de portos e navegações, ele cresceu sob a influência da presença das águas, sempre admirando a imagem do porto na cidade. E o Museu Vale é o lugar perfeito para falar dessa integração entre natureza e construção, por ser um enorme espaço cujas janelas se abrem para o porto”, entusiasma-se.

A Fundação Vale reconhece nesta iniciativa os princípios que norteiam suas ações: promoção e preservação da cultura local e acesso de crianças e jovens à cultura e às artes. Faz parte da proposta de atuação da Fundação Vale reconhecer e fortalecer as identidades culturais, por meio da preservação da memória e do patrimônio histórico-cultural dos locais em que a Vale atua. Esta exposição é um exemplo de como a arquitetura pode abordar questões importantes para as vivências no mundo contemporâneo.

Clique aqui para baixar.

Paulo Mendes da Rocha: a Natureza como Projeto

Em seu 14o aniversário, o Museu Vale traz ao público a mais abrangente retrospectiva da trajetória do premiado arquiteto capixaba Paulo Mendes da Rocha.

Baixar