Resultado do projeto entre o Educativo Museu Vale e a Escola de Tempo Integral Pastor Araújo de Oliveira
 30.Nov.2019

Exposição O Brasil que merece o Brasil + CEEFMTI

O Museu Vale em conjunto Centro Estadual de Ensino Fundamental Médio Tempo Integral Pastor Araújo de Oliveira localizada em Cobilandia, Vila Velha – ES, estreitaram os laços entre as instituições, alinhando as práticas educacionais em consonância com nossa programação cultural de mostras temporárias de arte contemporânea, fortalecendo assim o papel de ambas as instituições na formação do cidadão.

Inicialmente estabelecemos uma integração maior entre o Museu Vale e as comunidades do entorno, propondo um intercâmbio de ideias no último trimestre de 2019. A ação educativa proposta para o dos 348 estudantes, professores e funcionários à exposição “O Brasil que merece o Brasil” do artista e fotógrafo carioca Walter Firmo, que esteve em cartaz de 21 de agosto a 06 de outubro e visitada pela escola de 11 a 19/09/2019, gerou o desdobramento desse workshop dentro da instituição de ensino no dia 04/11/2019.

As conversas na galeria fluíam naturalmente entre alunos, professores, mediadores e estagiários, gerando a troca de experiências e sensações que as imagens os causavam. Já na Sala de Arte e Educação, experimentamos o olhar, único e individual do entorno através da câmera translúcida e posteriormente exercitamos por meio da criatividade a técnica da “pintura com luz” na ambientação da sala escura, que assim como o princípio fotográfico, usa a luz como base do desenho. Partimos então do Museu e da contemporaneidade para estabelecer relações poéticas, seja consigo mesmo, com o outro e com os meios que nos atravessam a caminho da escola.

Essa ação inaugural do Museu Vale de atender a escola como um todo proporcionou a troca de saberes entre as Instituições. A sinergia proposta pelo projeto motivou uma conexão transformadora, interdisciplinar e colaborativa, cujos resultados produzidos na escola estão aqui exibidos. Os encantamentos cotidianos que a fotografia traz consigo e o reconhecimento desse corpo negro dentro de seu próprio lugar, seja na escola e/ou comunidade, como faz o artista, foi percebido na exposição dos trabalhos produzidos pelos alunos, transbordando afetividade, autoconhecimento e estendendo para a vida o sentido da arte.

Educativo Museu Vale

Vila Velha (ES), 20 de novembro de 2019.