Resultado do workshop ”Projeto Tempos/Histórias Cruzadas” baseado na mostra “20/20”
 30.Nov.2019

Desenhar / Tatear
Cortar / Sentir
Bordar / Pensar
Riscar/ Somar
Fotografar / Amar
Pintar /Sensibilizar
Imprimir / Lembrar
Adicionar/ Emocionar
Medir / Intervir
Marcar/ Localizar

EXPOSIÇÃO 20/20
TEMPOS/HISTÓRIAS CRUZADAS – AÇÃO EDUCATIVA

O Projeto Tempos/Histórias Cruzadas foi uma ação educativa do Museu Vale a partir da Exposição 20/20, e teve como principal objetivo oportunizar experiências poéticas em arte, ampliando seu potencial educativo para a interatividade. A mediação dialogada e criativa possibilitou a dinamização da experiência estética, instigando os grupos participantes para a ampliação de repertórios pessoais, não centrada na imagem ou na autoria das obras, mas em uma experiência, um caminho a se pensar na vida (identidades/coletividade e interculturalidade/ afetividade) através da linguagem da arte.

Uma provocação para se traçar possíveis passagens para a aproximação e o reconhecimento, considerando principalmente as aprendizagens e as experiências em sua diversidade: tempos e contextos de todos os sujeitos que aceitaram o convite de ter esse [con]tato com a arte e entrecruzar suas histórias com tantas outras que se fizeram presentes e atuaram como protagonistas nesse projeto.
Foi a partir da troca de conhecimentos e saberes que propusemos uma postura reflexiva e poética, considerando a potência da arte, na fruição do conjunto de obras que compuseram a Exposição 20/20, a mediação como propositora de espaços de recriação da obra¹. Foram 20 artistas que apresentaram, mesmo tendo o Estado do Espírito Santo como referencial comum, suas micro histórias, anunciando lugares, meios, materiais e modos processuais singulares, atrelaram  esse fazer –  impressão corpórea, afetiva, cognitiva, social e política – a uma relação direta com a vida (arte/vida), utilizando para tal diversas formas expressivas da arte, explicitando nesses universos múltiplos, principalmente identidades e coexistência, um encontro das diferentes histórias de vida.

Em relevo, a produção de arte se apresentou como propositora da humanização, inclusão e aproximação de/entre pessoas, com o reconhecimento dos tantos olhares como essenciais para a constituição da arte, na medida que, foram eles que imprimiram associações e significância, a partir da valorização de seus contextos e repertórios, constituindo-se, dessa forma, em uma Rede de Sentidos – histórias cruzadas nesse tempo.

A ação educativa TEMPOS/HISTÓRIAS CRUZADAS desenvolvida a partir da exposição 20/20, foi realizada no Museu Vale com 1.320 estudantes e 96 professores de 33 escolas públicas e privadas da Grande Vitoria (Cariacica, Viana, Vila Velha, Vitória e Serra) de 01 de novembro a 12 de dezembro de 2018 (24 dias úteis).
Nota
1-    MARTINS, Mirian Celeste; PICOSQUE, Gisa. Mediação cultural para professores andarilhos na cultura,SP, 2012, p.23.

Mara Perpétua
Museu Vale, Vila Velha (ES), 20 novembro de 2019.

Programa Educativo

O que são workshops de arte educação?

Os workshops são elaborados de acordo com as exposições temporárias de arte contemporânea em cartaz, em que um arte-educador é convidado ou o próprio artista expositor é responsável pelo desenvolvimento de novas abordagens educativas em consonância ao universo das obras da mostra. Esses conceitos se apresentam em formato de uma proposta dinâmica, envolvendo teoria, inovação e prática, que deixa os participantes – professores, alunos, estagiários e mediadores – bastante à vontade para uma interação enriquecedora. Esta é uma experiência valiosa, não apenas para os alunos mas também para professores, artistas, equipe do museu e todos aqueles que podem conferir o resultado na Sala Multimeios e na Sala de Exposição Temporárias (SET), onde, ao final do processo, os trabalhos realizados pelos alunos das instituições de ensino da Grande Vitória são apresentados em forma de mostra.

Inicialmente os professores das escolas da rede pública de ensino fundamental e médio são convidados para um primeiro encontro, onde tem uma experiência própria dentro da mostra e posteriormente participam da atividade com o artista ou arte-educador. Após essa ação com os professores, os mesmos retornam com suas turmas em horário e dia previamente agendados. Na visita os alunos passam por um processo de imersão, percorrem a exposição e apreciam todas as obras de arte. Depois disso, eles vão para um espaço preparado para as atividades e trabalham o tema da exposição com materiais didáticos específicos.

Durante os trabalhos, de acordo com cada faixa etária, surgem vários comentários que geram reflexões sobre a exposição e como essa repercute segundo a vivência de cada participante.

Neste momento, vemos o resultado da exposição “20/20 – 20 anos de Museu Vale, 20 Artistas do Espírito Santo” que esteve em cartaz como parte das comemorações dos 20 anos do Museu Vale completados em 2018. Na época foi convidada para criar a ação educativa a professora da rede pública de ensino e artista plástica, Mara Perpétua, uma antiga colaboradora e parceira do Museu Vale.
Visitaram a exposição “20/20” um total de 51.084 pessoas, sendo desse número 6.511 estudantes, desses, 1.320 alunos participaram da produção dos trabalhos que estão aqui expostos.

Educativo Museu Vale
Vila Velha (ES), 20 de novembro de 2019.