18 ª Semana de Museus/2020 “Museus para a igualdade: diversidade e inclusão”
 18.Mai.2020 a 24.Mai.2020

“MUSEUS PARA A IGUALDADE: DIVERSIDADE E INCLUSÃO”

Evento anual coordenado pelo IBRAM (Instituto Brasileiro de Museus), a Semana de Museus 2020, comemorada no período que vai de 18 a 24 de maio, convoca instituições culturais em todo o Brasil a refletir sobre a temática – “Museus para a Igualdade: diversidade e inclusão”.

Devido a situação atual de distanciamento social, e sua complexidade, causada pela pandemia do COVID-19, instituições museais em todo o país tiveram que adaptar-se e prepararem uma programação virtual para a Semana de Museus/2020, em sua 18ª edição.

O Museu Vale propôs, adequando-se a essa nova realidade,sendo um espaço cultural que aglutina, recebe e acolhe pessoas diversas, um projeto em vídeo relacionado a temática proposta. Sendo assim,dez pessoas foram convidadas, representando grupos heterogêneos e que já passaram pela instituição nesses quase 22 anos de atividades, em prol da cultura e formação de público no estado do Espírito Santo.

Através do uso do celular, relatam, através de breves depoimento sem vídeo, como foi, e é, sua relação de afinidade com a instituição. Dessa forma, mesmo que virtualmente, nos alinhamos e conectamos com nosso público nesses tempos de isolamento social. Os vídeos contam com a tradução de seu conteúdo em linguagem de sinais, libras, para que também os portadores de necessidades especiais auditivas possam entender o conteúdo das falas dos depoentes.