Curta no Museu
 16.Jun.2020

Projeto Curta Vitória a Minas, iniciativa conjunta entre a VALE, Fundação Vale, Instituto Marlim Azul e Lab. Muy, contemplando os municípios de Aimorés, Resplendor,Conselheiro Pena, Tumiritinga,Governador Valadares, Periquito, Belo Oriente, Antônio Dias, Santana do Paraíso e Nova Era, cidades pertences ao estado de Minas Gerais; além de Fundão, Ibiraçu, João Neiva, Colatina e Baixo Guandu, no Espírito Santo; todos eles margeando a Estrada de Ferro Vitória a Minas.

O projeto contou com o pleno envolvimento dos moradores dessas cidades, registrando em vídeo suas memórias, costumes, hábitos, “causos” e peculiaridades locais. A adesão dos moradores que abraçaram a proposta, fez com que ela se tornasse um grande êxito, principalmente no alcance dos objetivos propostos: a promoção e fortalecimento de questões relativas ao pertencimento territorial, ativar memórias alusivas as vivências dos moradores dessas regiões, individuais ou coletivas, bem como o despertar do espírito colaborativo na realização do projeto.

O resultado dessa iniciativa foi a produção de 15 curtas-metragens, exibidos posteriormente nas cidades contempladas pelo projeto e de forma gratuita.  No mês de maio de 2016, parte desse conteúdo foi exibido no galpão de exposições do Museu Vale durante um final de semana, atraindo um público de 650 pessoas.

Em tempos de distanciamento social em meio à pandemia de COVID-19, o Museu Vale amplia seu conteúdo no ambiente virtual e convida você a revisitar esse projeto excepcional e ao alcance de um click.

Boa sessão!

Assista aos vídeos abaixo:

1. Vovó, o Trem e Eu -(Eloisa Ribeiro Loureiro, Fundão/ ES, 2015, 13 minutos)

2. O Segredo de Giuzzeppe – (Nilma Rosa Gomes de Lima Scarpati, Ibiraçu/ ES, 2015, 13 minutos)

3. A Seta do Galo, o Terrível -(Sandra Campos Mazzega, João Neiva/ ES, 2015, 14 minutos)

4. O Som do Silêncio -(Juliana Brêda, Colatina/ ES, 2015, 10 minutos)

5- O Trem do Amor -(Vanda Berger, Baixo Guandu/ ES, 2015, 11 minutos)

6. Estranha Criatura -(Rosângela Iglesias Pereira, Aimorés/ MG, 2015, 12 minutos)

7. Os Primos do Mundo -(Leo 20, Resplendor/ MG, 2015, 10 minutos)

8. Deslizando nos Trilhos – (Ely Moreira da Costa, Conselheiro Pena/ MG, 2015, 15 minutos)

9. O Mistério do Caboclo – (Denilson Patrício, Tumiritinga/ MG, 2015, 11 minutos)

10. Contos Ferroviários -(Everton Villaron de Souza, Governador Valadares/ MG, 2015, 14 minutos)