Exposição Virtual Fotógrafos Capixabas – Sob o Olhar de Walter Firmo
 14.Jul.2020

Em 2019 o Museu Vale sediou no galpão de exposições a mostra O Brasil que merece o Brasil, do fotógrafo carioca Walter Firmo. Composta por uma série de registros fotográficos primorosos, um conjunto harmônico de imagens em tons de cores fortes e também em preto e branco, a mostra narra historicamente a importância da raça negra e sua contribuição fundamental na formação da identidade cultural brasileira.

No último final de semana da mostra, 04 a 06 de outubro, o artista retornou ao Museu Vale, onde ministrou junto a um grupo de jovens amantes da fotografia, um workshop de fotografia, no qual pode falar sobre sua experiência de vida como fotógrafo, processos, temáticas, escolhas e outros assuntos relacionados ao universo da fotografia.

Dentro desse processo de imersão, aconteceu no sábado, 05/10, uma aula de campo por pontos da capital Vitória, como a Vila Rubim e a Ilha das Caieiras, onde cenas do cotidiano foram registradas pelos participantes da oficina, cujo resultado foi avaliado pelo próprio Walter Firmo no dia 06/10, encerrando a passagem do fotógrafo pelo Museu Vale.

No período em que esteve em cartaz, 21/08 a 06/10/2019, a exposição O Brasil que merece o Brasil atraiu um público de 13.630 visitantes.

A fim de promover os profissionais participantes dessa experiência, bem como gerar um registro permanente do resultado da oficina, abrimos espaço, através dessa exposição virtual, a esses jovens fotógrafos capixabas que gentilmente abraçaram a ideia e cederam as imagens aqui expostas, cujos registros compõe e retratam de forma tão delicada o verdadeiro Brasil, o popular.

Participam desta exposição virtual os fotógrafos capixabas:

Alex Rodrigues Gouvêa
Ana Flavia Fernandes Faria