14ª Primavera de Museus – “Mundo Digital: Museus em Transformação”
 22.Set.2020

De 21 a 27 de setembro ocorre a edição 2020 do evento nacional chamado Primavera de Museus. Ação anual promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) em sua 14ª edição promove o tema – “Mundo Digital: Museus em Transformação”.

A temática suscita a nova formatação de sociedade em que vivemos, o distanciamento imposto pela pandemia de COVID-19, e como museus e outras instituições culturais em todo o mundo tiveram que adaptar-se ao desafio de encontrar soluções e permanecerem ativos na produção de conteúdo, difusão de seus acervos, etc, porém, agora, de forma virtual. Dentro dessa nova formatação global, redes sociais, sites, lives e outros meios virtuais conectores tornaram-se ferramentas imprescindíveis e ainda mais fortes nessa interlocução entre público e instituições.

Para esse ano, na impossibilidade da realização do evento de forma presencial, o Museu Vale promove um vídeo em formato de diário que esboça a dedicação coletiva de sua equipe operacional, que, desde a segunda quinzena do mês de março vem trabalhando conjuntamente na busca de práticas e soluções que visam oferecer a cada semana ao nosso público um conteúdo diferente, baseado nos três pilares que são os sustentáculos da formação do caráter da instituição: memória, arte contemporânea e arte-educação.