Curiosidade: Sala de Manutenção
 19.Out.2020

Oficinas de manutenção!

A Estrada de Ferro Vitória a Minas – EFVM, ao longo de sua história, construiu oficinas de locomotivas com equipes competentes, tanto para a construção quanto para a manutenção da ferrovia. Essas equipes atendiam chamados para corrigir defeitos nas locomotivas, descarrilamentos, construção de novos trechos e a reconstrução de trechos que sofreram deslizamentos de terra ou outras adversidades.

Você sabe qual foi a primeira oficina de locomotivas da EFVM?

A primeira oficina da EFVM foi um abrigo de locomotivas nas dependências da estação Porto Velho (ES), adaptado como uma pequena oficina de carros e vagões. Em 1908 foi efetivada a oficina de João Neiva (ES) em substituição a de Porto Velho. Teve um início humilde, com pouco maquinário e técnicas rudimentares de forja de metais, porém, o empenho dos funcionários e o desenvolvimento da ferrovia logo transformaram João Neiva em uma cidade com uma enorme cultura ferroviária. Outras oficinas que foram referências para EFVM são as de Itaciba, município de Cariacica, ES, Tubarão, também no Espírito Santo, bem como a de Governador Valadares, em Minas Gerais.

Até a construção da Ferrovia chegar às cidades mineiras de Desembargador Drummond e Nova Era demorou quase 30 anos. Nesse meio tempo vários consertos foram realizados na malha ferroviária. Como manutenção de trilhos, vale uma menção honrosa para uma oficina de trilhos (Estaleiro de Solda), inaugurada na década de 1960 na cidade de Governador Valadares e que foi fundamental para a ferrovia.

Você sabia que houve diversas reformulações e mudanças de rota na EFVM?

Entre 1946-53 foi realizada uma nova reformulação da ferrovia que mudou a rota, desativando algumas estações, diminuindo o traçado, melhorando a linha e realizando menos curvas.

Outro evento muito importante que ocorreu em 1971 foi o início da duplicação da ferrovia, que passaria a ter duas vias de trânsito de locomotivas, tornando-se então a ferrovia mais produtiva do país.

Você sabia que no Museu Vale existe uma sala específica que trata da manutenção da EFVM? SIM, EXISTE!

No primeiro pavimento do museu temos um espaço chamado Sala da Manutenção, nela, há itens que remontam ao período de pioneirismo até a excelência das equipes de manutenção da EFVM. Moldes de fundição, placas de sinalização, reprodução de fotos, equipamentos de comunicação e maquetes, estão posicionadas como memorial das oficinas de locomotivas e dos construtores da via permanente.