Live sobre curadoria com Adélia Borges, mediada pelo diretor do Museu Vale, Ronaldo Barbosa
 24.Nov.2020

No próximo dia 24/11, às 20 horas, o Museu Vale promove gratuitamente a live sobre curadoria voltada para arte popular, artesanato e design com Adélia Borges. O evento será intermediado pelo diretor cultural da instituição, Ronaldo Barbosa.

Adélia Borges é crítica, historiadora de design e artesanato, além de curadora. É autora de mais de uma dezena de livros e de centenas de textos para a imprensa, com publicações em sete línguas. Entre 2003 e 2007 foi diretora do Museu da Casa Brasileira, em São Paulo. Palestrante frequente, já se apresentou em 22 países. Desde 1994 fez a organização e/ ou curadoria de mais de 60 exposições no Brasil e na Alemanha, Estados Unidos, França, Holanda, Itália, Japão, Portugal e Reino Unido. Em sua trajetória, defende a ideia de que o hemisfério sul não pode ser relegado à condição de importador de produtos, tecnologias e modos de vida do hemisfério norte, mas deve ser capaz de inventar seus próprios caminhos. Seus trabalhos têm discutido a questão da identidade cultural e apontado os benefícios da aproximação entre design e artesanato em anos recentes. Em outubro de 2020 foi escolhida Doutora Honoris Causa pela Universidade Estadual Paulista (Unesp).