Conversa de Atelier com Neusa Mendes & Hilal Sami Hilal
 31.Dez.2020

Dando continuidade à série de vídeos com artistas capixabas em seus ambientes de trabalho, o atelier, chega a vez de conhecermos mais sobre a vida e obra do artista plástico capixaba de origem síria, Hilal Sami Hilal. Conduzido pela curadora Neusa Mendes, nessa conversa entenderemos os caminhos trilhados por Hilal, sua paixão pela artesania na produção de papel e como isso se desdobra em sua produção.

Hilal Sami Hilal formou-se em Artes Plásticas pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Em 1996, deixa de dar aulas para dedicar-se apenas à sua produção artística e toma parte da Mostra Brasil: Papel Feito à Mão, no Equador. O artista expôs trabalhos no Museu Vale em 2002, na coletiva “Desiderata” e anos depois, em 2007, realiza a mostra individual intitulada “Seu Sami”, uma homenagem a seu pai. A mostra, após sua passagem pelo Museu Vale, itinerou para outros espaços culturais: MAM/RJ, Palácio das Artes/BH e o SESC Pompéia/SP.