Conversa de Atelier com Neusa Mendes & José Carlos Villar
 31.Dez.2020

O projeto Conversa de Atelier, intermediado pela curadora Neusa Mendes, apresenta um pouco sobre a trajetória do artista plástico José Carlos Villar.

Dando continuidade ao Projeto Conversa de Atelier iniciado com a artista plástica Regina Chulam, agora, intermediado pela curadora Neusa Mendes, vamos conhecer um pouco sobre a trajetória do artista plástico José Carlos Villar.

Escultor capixaba, Villar conta como foi trilhando seu caminho pelas artes plásticas, suas descobertas, inspirações, memória familiar, processos na artesania para a construção das suas obra, etc.

Villar graduou-se em Artes Plásticas em 1974, pela Universidade Federal do Espírito Santo, onde lecionou. Interessou-se inicialmente pela escultura através do convívio com um artista popular de nome professor Cretas. Em seu trabalho o papel da memória pessoal e as influências de fatores sociais são enfatizados pelo artista, traçando claramente os paralelos entre estes dados e seu processo criativo. Villar participou da mostra 20/20 – 20 Anos de Museu Vale, 20 Artistas do Espírito Santo, em 2018.