Curiosidade: Estações Ferroviárias
 05.Jan.2021

Descubra porque as estações ferroviárias da Vitória-Minas que tiveram grande importância para o surgimento e formação de novas cidades no seu entorno.

Você sabe o que é uma estação ferroviária?

A estação ferroviária é um ponto de acesso, e sua principal função é receber locomotivas que trazem tanto passageiros quanto matérias-primas e produtos manufaturados. Antigamente as estações também realizavam a função de estocagem de produtos em galpões próximos, como é o caso da Estação Pedro Nolasco, atual sede do Museu Vale.

Você sabia que as estações ferroviárias são muito importantes para o crescimento das cidades?

As estações de trem, inclusive a da Estrada de Ferro Vitória a Minas, tiveram grande importância para o surgimento e formação de novas cidades no seu entorno. Cidades que ainda não existiam nos estados de Minas Gerais e Espírito Santo, após a construção da EFVM, passaram a se formar ao redor das estações, pois estas tornaram-se pontos de acesso à capital do estado do Espírito Santo, Vitória, além das outras cidades que já haviam se desenvolvido.

A ligação com a cidade de Belo Horizonte primeiramente se deu por um famoso baldeamento na região de Nova Era (MG), que ligava a Estrada de Ferro Vitória a Minas com a Ferrovia Central do Brasil. Com o transporte ferroviário de passageiros em funcionamento, além do transporte de cargas, passou a existir a possibilidade das pessoas mudarem de cidades, tentando construir uma vida nova em outros locais. Além disso, o comércio cresceu bastante por conta da construção das ferrovias, pois os comerciantes transitavam para todos os lados levando seus produtos por diversos pontos das estações.

Você pode perceber então como as estações são importantes num contexto pessoal, social, cultural e comercial, agindo como portas de entrada para novas histórias.

Você sabia que o Museu Vale possui uma sala especialmente voltada para contar um pouco da história das estações ferroviárias?

Ao subir para o primeiro pavimento do edifício sede o visitante encontra, além da Sala da Construção e a Sala da Manutenção, também a Sala das Estações. Nessa sala estão disponíveis itens que eram encontrados nas estações da EFVM, através de fotografias e peças antigas utilizadas na ferrovia, como por exemplo: um sino, um banco do vagão de passageiros, um baú de madeira, carrinhos para carregar bagagem, quepes de funcionários, lanternas de sinalização, relógios de parede, uma bilheteira, um carimbador de bilhetes, além de um telégrafo em cima de uma mesa antiga. Todos esses itens reunidos nos conduzem a um passado, onde o futuro se construía através dos trilhos da ferrovia.