Que tal começarmos o ano ativando corpo e mente?
 07.Jan.2021

Iniciando nossa programação de 2021, o Museu Vale convidou o bailarino e professor Gil Mendes para ensinar dança Afro-Brasileira.

Que tal começarmos o ano ativando corpo e mente?

Para iniciarmos nossa programação de 2021, o Museu Vale convidou o bailarino e professor Gil Mendes, formado pela UFBA (Universidade Federal da Bahia) para ministrar através de uma série dividida em 3 módulos (um por semana), ensinando as primeiras noções de dança afro-brasileira.

Citando algumas referências fundamentais em sua formação em Salvador, o coreógrafo também faz menção, em especial a bailarina carioca Mercedes Baptista (1921-2014), primeira mulher negra a integrar o corpo de baile do Theatro Municipal do Rio de Janeiro em 1948. Convidada a estudar dança nos EUA, e em seu retorno ao Brasil, durante a década de cinquenta, tornou-se precursora da dança ligada à cultura afro-brasileira e religiosidades, criando um repertório próprio para essa modalidade, além da disseminação do ensino da mesma.

Gil Mendes inicia com um breve aquecimento, preparando o corpo para a atividade, demonstrando como os movimentos corporais têm como eixo a “terra”, diferente do balé clássico, e como os movimentos se desenvolvem com ações na dança afro-brasileira.

Com duração de aproximadamente 35 minutos cada, as aulas têm como objetivo proporcionar uma experiência corporal. A série de videoaulas são voltadas tanto para iniciantes quanto aos profissionais da área, podendo ser praticada por pessoas de todas as idades, como diversão e/ou exercício físico.