Exposição Virtual ‘Séries Sobre o Isolamento’
 14.Jul.2021

Mostra virtual de 5 jovens artistas capixabas: Ana Clara de Castro, Bárbara Bragato, Bárbara Carnielli, Rafael Segatto e Syã Fonseca, instigando o espectador à reflexão através da fotografia.

“Séries Sobre o Isolamento” é o nome da 3ª mostra virtual que promovemos, trazendo ao grande público trabalhos de 5 jovens artistas capixabas. Ana Clara de Castro, Bárbara Bragato, Bárbara Carnielli, Rafael Segatto e Syã Fonseca fazem da fotografia instrumento de registro pessoal e simbólico sobre a temática proposta para a mostra, o isolamento subvertendo a objetividade e instigando o espectador a reflexão.

Ana Clara de Castro – Fotógrafa autônoma, graduada no curso superior de Fotografia na Universidade de Vila Velha (UVV). Realiza fotografias documentais e etnográficas, visando à valorização e ressignificação através das suas lentes. Deslumbrada por cenas do cotidiano urbano, está sempre em busca de instantes únicos que compõem a cidade.

Série: “Favela Vive”

Bárbara Bragato – Natural de Vitória (1993), Bárbara Bragato investiga as narrativas construídas nos deslocamentos e traz a memória e o corpo como pontos de partida para seus trabalhos. Graduada em Comunicação Social e pós-graduada em Imagem – Processos, Gestão e Cultura, cursou também disciplinas de fotografia no International Center of Photography (ICP-NY). Realizou uma exposição individual em 2016, no Museu da Imagem e do Som (MIS), e participou de mostras coletivas, como o 15º Paraty em Foco (RJ), 15ª Mostra de cinema independente ABD (ES), V Mostra de Projeções Fotoativa (PA), entre outras. Inicia em setembro o mestrado na Universidade Paris 3 Sorbonne-Nouvelle, na França e está, neste momento, com uma exposição individual na Galeria Homero Massena (ES).

Série: “Um corpo só”

Bárbara Carnielli é capixaba com formação artista plástica e ênfase floral. Possui a marca floral “LA RAMA” desde 2015 onde desenvolve sua pesquisa com as flores a confecciona uma série de produtos embasados no estudo da natureza. Também atua como produtora e diretora de arte no campo audiovisual, cursou direção de arte no instituto Ricardo Rojas e montagem de exposição no Espacio dos Puntos, ambos em Buenos Aires, ARG 2014. Atuou na gestão da casa de arte independente “Casa Luz Del Fuego” em Curitiba-PR 2018/2019. Participou de residências artísticas e exposições como o projeto “Entre Nós” produzido pela galeria Oá 2019, o programa de pesquisa e formação “Fórum da imagem – construção de imagens urgentes” pela Galeria Homero Massena 2020 em Vitória ES, e da exposição coletiva “Chamada Ar” no “Espaço Apis” no centro do Rio de Janeiro 2019. Seu trabalho como artista visual navega dentro do campo artístico afim de estreitar a nossa relação com a natureza e com o nosso campo sensitivo contemplativo.

Série: “Vocês perderam a capacidade de espernear – Isolamento, 2021”

Rafael Segatto (1992) Nasceu em Vitória/ES. É bacharel em Comunicação Social, com ênfase em Jornalismo, pela Faculdades Integradas Espírito- santenses. Artista expandido, combina diferentes técnicas e práticas artísticas, como fotografia, vídeo, instalação, arte sonora, escrita, experiências estéticas e práticas rituais. Trabalha a partir do mar, constitui um corpo polimorfo e se encontra com outras temporalidades e formas de existir. Sua experimentação se funda em dinâmicas de deslocamento e pertencimento, e é fruto do desenvolvimento de sua ancestralidade e da vivência na macumba.

Série: “Para entender de que somos feitos”

Syã Fonseca – Capixaba nascido em 1990, Syã dedica sua fotografia ao cotidiano urbano. É Fotógrafo, Videomaker, Editor, Cenógrafo – Freelancer. Mora em Vitória, ES. As imagens captadas pelo fotógrafo têm um sabor de crônica, principalmente pela postura na observação tão atenta quanto silenciosa da vida ao redor.

Série: Sem título