Vídeoaula de Introdução à Lingua de Sinais
 31.Ago.2021

Espaço de fruição artística e promotor de conexões, o Museu Vale traz ao grande público uma série de vídeos sobre a Língua Brasileira de Sinais.

Espaço de fruição artística e promotor de conexões, o Museu Vale através de uma série de vídeos sobre a língua brasileira de sinais, traz ao grande público um conteúdo introdutório sobre a cultura surda, como forma de reconhecimento de sua importância.

No decorrer da série de vídeos aprenderemos um pouco mais sobre a linguagem de sinais (Libras), histórico e outras curiosidades, bem como algumas expressões cotidianas de comunicação através do uso das mãos, exemplo: o alfabeto, numerais, como cumprimentar com um bom dia, boa tarde, boa noite e outros.

A acessibilidade, não só de deficientes auditivos, está enraizada nas diretrizes do Museu Vale, contando com uma infraestrutura de seu entorno e edificações que possibilitem o pleno acesso aos ambientes da instituição. Rampas, elevador, portas largas e espaços amplos, corrimões, piso tátil, além de audioguias e videoguia em libras, dão ao nosso visitante a liberdade para traçar seu caminho no espaço expositivo. Também, através de nosso Programa Educativo são desenvolvidas visitas mediadas ao acervo, exposições temporárias de arte contemporânea e a aplicação de oficinas educativas, sempre adaptando as determinadas necessidades dos grupos que recebemos, seja com deficiência auditiva, visual, mental, física ou múltipla.

O Museu Vale, como instituição cultural, espera que esse projeto possa contribuir na quebra de paradigmas, promovendo junto ao público um maior conhecimento sobre essa realidade, e mais, garantir o pleno exercício de sua cidadania; que acreditamos que só será  alcançada quando todos nós, sem distinção, pudermos exercer e usufruir dos mesmos direitos vivendo numa sociedade verdadeiramente inclusiva.