Diálogos sobre educação, arte e cultura
 30.Out.2021

Um mês inteiro dedicado à educação!

Os núcleos educativos dos espaços mantidos pelo Instituto Cultural Vale – o Memorial Minas Gerais Vale, o Museu Vale, o Centro Cultural Vale Maranhão e a Casa da Cultura de Canaã dos Carajás – reuniram-se para promover os Diálogos sobre educação, arte e cultura.
Será um mês inteiro dedicado à educação.

Para o primeiro módulo, foi escolhido o tema Pedagogias Decoloniais. Trocas, rodas de conversa e propostas artísticas aprofundarão a percepção sobre dinâmicas coloniais do poder, do saber e do ser, e como elas ainda estão refletidas em nossa sociedade.
Conheça a programação:

03/11, às 19h, pelo Youtube do Museu Vale

Abertura com representantes dos núcleos educativos dos quatro espaços do ICV;

Seminário Contra-colonialidade e criação: novos sentidos e mediações, com Prof. Dr. João Porto e o doutorando e artista Jean Fontes.
Mediação: Nelma Barbosa.

04/11, às 19h, pelo Youtube do Memorial Minas Gerais Vale

Seminário Repensando as poéticas do corpo: Corporeidades presentes e ausentes nas narrativas do museu, com Dodi Leal.

08/11, às 19h, pelo Youtube do Centro Cultural Vale Maranhão

Seminário O negro no cinema: Imagem e transformação, com Joel Zito Araújo e Mariana Jaspe.

09/11, às 19h, pelo Youtube do Memorial Minas Gerais Vale

Seminário Repensando as poéticas do corpo: Corporeidades presentes e ausentes nas narrativas do museu, com Renato Noguera.

11/11, às 19h, pelo Youtube da Casa da Cultura de Canaã dos Carajás

Seminário Identidades potentes – A importância de conteúdos regionais e tradicionais no ensino da música, com Sonia Maria Chada e Líliam Cristina Cohen e Mediação de Edilberto José de Macedo Fonseca

23/11, às 18h, pelo Site do Museu Vale

Congo e Casaca : ancestralidade capixaba com Mestre Vitalino e Inara Novaes

Dentro da programação do evento Diálogos Sobre Educação, Arte e Cultura, envolvendo a temática das pedagogias decoloniais, convidamos o Mestre Vitalino e Inara Novaes para uma conversa sobre ancestralidade, oralidade e tradição de uma das manifestações populares típicas do Espírito Santo, o Congo, além disso, conheceremos um pouco mais sobre um dos instrumentos mais tradicionais e simbólicos da cultura local, a casaca.