O extraordinário universo de Leonardo da Vinci
 08.Mar.2023 a 28.Mai.2023

Museu Vale apresenta ‘O extraordinário universo de Leonardo da Vinci’

“O extraordinário universo de Leonardo Da Vinci” é a 51ª exposição promovida pelo Museu Vale, cuja temática permeia a vida e obra de um dos maiores gênios da humanidade. Uma realização Museu Vale/Instituto Cultural Vale, com patrocínio da Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, a mostra ocupará um dos galpões do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES), em Jardim da Penha, Vitória. Com aproximadamente mil metros quadrados e nove áreas expositivas, a exibição será aberta ao público no dia 8 de março, com ingressos gratuitos que poderão ser retirados aqui.

Numa viagem pelas invenções, experimentos e criações artísticas de Da Vinci, o público terá a oportunidade de conhecer de perto uma parte do legado e o processo criativo do artista italiano, por meio de recursos tecnológicos, ambientes audiovisuais, réplicas, objetos e painéis. Onde Leonardo viveu, com quem se relacionou, como construiu a sua carreira, quais são os mistérios e as histórias em torno de suas obras, como Mona Lisa e A Última Ceia. Tudo isso poderá ser vivenciado e compreendido, através do percorrer da mostra que nos leva em uma viagem pela mente inquieta do homem que lançou as bases para algumas das invenções mais notáveis da sociedade moderna, como o automóvel e o submarino, e que pintou uma das obras de arte mais reconhecidas do mundo, a Mona Lisa.

Durante o processo de construção da exposição, os profissionais montadores contaram com a ajuda de 10 jovens de comunidades da Região Metropolitana da Grande Vitória, selecionados pelo Programa Aprendiz, iniciativa que desde 2005 promove um curso de formação teórico/prático relacionado a montagem de exposições em espaços como galerias e museus. Com iniciativas como essa, o Museu Vale visa contribuir, efetiva e afetivamente, na formação do caráter cidadão. Saiba mais

A mostra “O extraordinário universo de Leonardo Da Vinci” é uma das ações extramuros que o Museu Vale passa a desenvolver após o fechamento de sua sede em Vila Velha. A decisão é parte da política de segurança e prevenção da Vale e levou em consideração a crescente expansão e incremento de atividades industriais e portuárias na região, não compatíveis com a operação de um equipamento educativo e cultural.

A empresa informa que está em busca de novos espaços para continuar oferecendo uma programação diversa, inclusiva e gratuita no Espírito Santo. Além dessa primeira mostra, o Museu Vale realizará ainda no primeiro semestre a exposição “Memórias do Futuro – Um Olhar Sobre a Coleção do Instituto Histórico Geográfico Brasileiro” no espaço expositivo do Palácio Anchieta, em Vitória, em parceria com o Governo do Estado do Espírito Santo.

O museu também permanecerá em contato com o público por meio de outras atividades, como a realização de projetos educativos e culturais em parques e praças. Em Vila Velha, ocorrerá o projeto Arte na Cidade, com agenda mensal de atividades artísticas e culturais gratuitas em escolas, parques e praças, com a participação de artistas plásticos e músicos.
Também estão abertas ao público atividades com a equipe de educadores do Museu Vale no Parque Botânico Vale, em Vitória.

Exposição “O Extraordinário Universo de Leonardo da Vinci”
Data: de 8 de março a 28 de maio, 2023
Local: Cidade da Inovação do IFES
Endereço: Avenida Anísio Fernandes Coelho, nº 1260 – Jardim da Penha – Vitória (ES)
Visitações: terça a sexta-feira, das 8h às 17h (início da última sessão às 16h), e aos sábados e domingos, das 10h às 18h (início da última sessão às 17h).
Classificação livre