‘Retratos de Sabedoria: o Idoso como Protagonista’: exposição virtual estreia no site do Museu Vale
 20.Jun.2023

Uma homenagem fotográfica à beleza do anoitecer da vida.

O máximo – e devido – respeito àqueles que pavimentaram o caminho que estamos trilhando. É com este espírito que o Museu Vale vai estrear, no dia 19 de junho, a exposição virtual “Retratos de Sabedoria: O Idoso como Protagonista” em seu site.

A ideia surgiu de uma coincidência. Em resposta à Convocatória lançada pelo Museu Vale aos artistas, produtores culturais, arte-educadores e grupos artísticos residentes/sediados no estado do Espírito Santo para ocupação de sua programação de forma virtual, duas artistas escolheram o mesmo tema para abordar em seus trabalhos: o idoso. As fotógrafas Jamille Santos e Eliane Grillo deram, assim, oportunidade ao Museu para realizar essa exposição de forma coletiva.

Jamille Santos, que chama seu trabalho de “Cartografia do Ser”, conta que explorou a essência da existência humana por meio da figura do idoso: “Em uma série de imagens em preto e branco, foram capturadas expressões marcantes da história de vida gravadas na pele e na velhice. Cada ruga, cada traço, conta uma história profunda e revela a riqueza da experiência acumulada ao longo dos anos. Essas fotografias se tornam uma cartografia emocional do corpo, mostrando que a idade avançada é um tesouro de sabedoria e beleza”, diz a artista.

Eliane Grillo se inspirou num projeto idealizado pela Pastoral da Pessoa Idosa da Comunidade de Burarama, no Espírito Santo, com o propósito de valorizar as pessoas que moram ali. Vale registrar que a comunidade, de 500 habitantes, tem mais de 150 pessoas com idade acima de 60 anos: “Querendo desenvolver a autoestima dos idosos, decidimos fotografar as pessoas revelando um pouco das suas vidas, seja no lugar em que moram, nas roupas que vestem, nos objetos que as cercam, nas suas expressões. Mostrar uma visão pessoal da velhice, sobre um modo de vida, captar expressões, atitudes, hábitos diários, marcas do tempo e olhares, fornecendo através do retrato uma identidade perdida. O resultado, foram pequenas narrativas que transcendem as pessoas, o lugar e o tempo em que foram retratados”, disse Eliane Grillo.

Quem sai lucrando são os internautas que acompanham nosso site. As imagens, todas em preto e branco, consolidam o propósito do Museu Vale e do Instituto Cultural Vale, de colaborar de forma efetiva na potencialização da produção artística capixaba em sua diversidade, bem como oferecer um conteúdo de qualidade ao seu público.