Ênfase na gravura, desenho, objeto e pintura! André Magnago propõe o registro audiovisual da produção da xilogravura, intitulada “Descendente e Ascendente”, onde o processo assume o protagonismo na realização da obra.
Selecionado em nossa Convocatória de Programação, lançada em 2022, apresentamos o projeto audiovisual do artista André Magnago. Artista, pesquisador e professor, com ênfase em gravura, desenho, objeto e pintura, André propõe o registro audiovisual da produção de uma xilogravura, intitulada “Descendente e Ascendente”, onde aqui, o processo assume o protagonismo na realização da obra.
“Descendente e Ascendente” do artista visual André Magnago, é um trabalho composto de duas estampas verticais e paralelas, feitas a partir de matrizes cilíndricas de madeira. Geralmente, a matriz da xilogravura é uma tábua (taco) de madeira entalhado que é pressionado sobre folhas soltas para carimbá-las e gerar múltiplas estampas idênticas. Diferente disso, ao utilizar uma matriz cilíndrica, Magnago consegue gerar uma impressão contínua que é fruto de sua própria repetição, ou seja, que vai acontecendo na medida em que tal matriz é rolada sobre um único e longo suporte. Um aparato (máquina) feito de refugos de madeira e sacos de areia é operado pelo artista e por uma assistente para a obter uniformidade de pressão e velocidade no ato da transferência da tinta para o papel.
No desenrolar do serviço de impressão a tinta que é aplicada na matriz cilíndrica vai se esvaziando, deixando um rastro em dégradé, ou seja, uma passagem gradual do preto intenso da tinta gráfica até o ressurgimento do branco – expressão original do papel.
Fale conosco
Redes sociais