Bicho da Seda: lãs, fios e linhas para compor uma imagem – Mostra virtual de Dejair Paulo da Silva
 30.Nov.2023
 Site museuvale.org.

Bicho da Seda: lãs, fios e linhas para compor uma imagem é o nome da mostra virtual com trabalhos do artista capixaba Dejair Paulo da Silva. Da série proposta, apresentamos aqui 16 obras que trazem a reflexão sobre a diversidade da arte têxtil em suas mais diferentes técnicas e formas. As telas, no tamanho de 30×40 cm, transitam conforme o suporte nas diversas técnicas no uso das linhas, como a tapeçaria, bordado, feltragem, ponto russo, ponto cruz, patchwork, tricô, crochê, macramê, strings e costura. As obras buscam apresentar, a partir da experiência de afeto do ambiente doméstico de costura e bordado, entre outras questões, a construção identitária afrodescendente.

A mostra faz parte dos projetos selecionados para compor a programação do Museu Vale, através da nossa 1.ª Convocatória, lançada em 2021.

Formado em Artes Plásticas pela Ufes, Dejair atua nas diferentes linguagens artísticas como: desenho, pintura, escultura, arte digital, fotografia, vídeo, colagem, ilustração e animação. Trabalhou como professor efetivo de Artes da rede pública estadual e municipal de ensino do estado do Espírito Santo. Expôs em vários espaços públicos de cultura como a Funarte (São Paulo), Casa Porto, Mucane (Museu Capixaba do Negro), Museu do Pescador, Palácio de Cultura Sônia Cabral, Ufes e outros espaços.