Inscrições: https://forms.gle/q2EEQC6LeBGUyyo69
A criação do programa MV Circula: Ação Formativa marca um novo passo do Museu Vale em seu momento extramuros, ao levar a experiência educativa para além da sala de aula e Grande Vitória, explorando o território capixaba como um lugar de aprendizado potente e dinâmico. A iniciativa apresenta a história capixaba sob o olhar atento de profissionais envolvidos com as temáticas propostas.
A troca crítica e contextualizada entre especialistas e públicos envolvidos no programa é um convite ao questionamento, à compreensão de lacunas e ao desenho de novas narrativas possíveis que incorporem uma visão mais abrangente e inclusiva na construção da nossa identidade.
Nesta 2ª edição, o MV Circula foca em questões ambientais, buscando apresentar diferentes abordagens acerca da ligação entre arte, cultura e meio ambiente utilizando como base a estrutura sustentável de preservação da Mata Atlântica nos espaços da Reserva Natural Vale, em Linhares.
A Reserva, lugar que hospeda parte da exposição apresentada pelo Museu Vale, Folhear, do casal de artistas Felipe Barbosa e Rosana Ricalde, com curadoria de Ronaldo Barbosa, é considerada um espaço oficial de conservação e pesquisa científica. Conta com mais de 23 mil hectares de Mata Atlântica protegida, cerca de 400 espécies de aves, e possui uma coleção viva de palmeiras nativas e exóticas, que contempla cerca de 144 espécies, o Palmeto.
Saindo de Vitória com destino ao município de Linhares, a visita técnica proposta pelo Museu Vale, será acompanhada de profissionais da área da cultura e meio ambiente, com o objetivo de refletir sobre a preservação ambiental e o uso público dos espaços que aproximam a Reserva das comunidades do entorno.
O grupo de aproximadamente 50 pessoas, será levado para um dia de imersão com falas de 3 especialistas convidados. Com certificação, a formação é aberta a todos os públicos, por meio de inscrição prévia, e tem como objetivo a valorização do território a partir do sentimento de pertencimento. obre referências, formação acadêmica e experiência profissional na área de design, panorama atual da atividade no Brasil.
Maria Marta Tomé
Mestre em Artes pelo Programa de Pós-Graduação em Artes da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), é membro do grupo de pesquisa Crítica e Experiência Estética na mesma instituição. Participou do no Programa de Capacitação em Gestão de Equipamentos Públicos pela Fundação Getúlio Vargas e possui atuação e experiência na gestão pública municipal no período de 2000 a 2016.
Oferece consultoria e assessoria na elaboração, desenvolvimento e realização de projetos culturais e atua na coordenação e produção executiva dos projetos “Literatura no Bairro”, “Turma do Dr. Unimed” e “Lona de Cultura e Arte”, na Grande Vitória. É diretora criativa no Espaço Ecoternura e faz parte do Coletivo de Espaços Culturais Independentes da Grande Vitória.
Marcos da Cunha Teixeira
Filho de mãe analfabeta e de pai operário que trabalhou no desmatamento e corte de madeira da Mata Atlântica do Norte do Espírito Santo, se formou Biólogo na Universidade Federal do Espírito Santo, e é doutor em Entomologia/Ecologia pela Universidade Federal de Viçosa. Atua como consultor na área de meio ambiente e no ensino superior desde 2001.
É professor adjunto do Departamento de Ciências Agrárias e Biológicas (DCAB) da UFES, onde fundou e coordena o Laboratório de Educação Ambiental (LabEA/Ufes) e orienta no Programa de Mestrado Profissional em Rede Nacional em Ensino de Biologia (PROFBIO) na UFMG.
É autor de mais de 40 artigos científicos e 3 livros, e recebeu a Medalha Roberto Kautsky, a maior honraria concedida pela Assembleia Legislativa do Espírito Santo na área de meio ambiente.
Visita a Reserva Natural Vale em Linhares – ES
Data: 14 de setembro de 2024
Horário: Saída às 7h (Praça do Papa – Enseada do Suá) | Retorno às 16h
Mais informações: WhatsApp (27) 9 9252-7525
Fale conosco
Redes sociais