O projeto Vibrações de Casaca: O Som do Congo, realizado pelo Museu Vale em parceria com o Mestre de Congo João Ifakorede, promove oficinas de música e contação de histórias voltadas à valorização da cultura do Congo. Destinado a crianças e adolescentes de 6 a 17 anos, busca resgatar tradições afro-brasileiras e indígenas de forma lúdica e educativa.
As atividades são conduzidas pelo professor André Malverdes, especialista em Preservação e Gestão do Patrimônio Cultural, e pelos oficineiros Ailton Telles e João Ifakorede, que ensinam o uso de instrumentos tradicionais do Congo, como casaca, tambor, triângulo e bombo, além das principais toadas dos festejos populares.
O projeto estimula o protagonismo juvenil, o fortalecimento da identidade e o respeito à diversidade, promovendo a valorização da cultura e a preservação do patrimônio imaterial.
*Projeto selecionado pelo Edital Convocatória de Programação Museu Vale 2025.
Data: 4 de novembro
Horário: 13h30 às 16h30
Local: Museu Capixaba do Negro — Mucane
INSCRIÇÕES: https://forms.office.com/r/qH0FSvd35i
Iniciativa do Museu Vale e do Instituto Cultural Vale, com patrocínio da Vale, e realização do Ministério da Cultura, via Lei de Incentivo à Cultura.

Fale conosco
Redes sociais