COOKIES
Utilizamos apenas os cookies essenciais para o funcionamento do nosso site. Ao continuar navegando você está ciente desta condição.
OK
Presença histórica e Contribuição Cultural dos Bantu no Espírito Santo com Paulo Fernandes | Programa Público
 04.Dez
 14h
 Palácio Anchieta, Vitória (ES)
L  Evento livre para todos os públicos.

Como parte do Programa Público da exposição Línguas africanas que fazem o Brasil, o Museu Vale convida o artista e pesquisador Paulo Fernandes para uma conversa sobre a presença histórica e a contribuição cultural dos povos bantu no Espírito Santo.

Entre os séculos XVI e XIX, o Espírito Santo, em especial o Porto de São Mateus, às margens do Rio Cricaré, ocupou posição estratégica no Brasil Colônia como um dos principais pontos de desembarque de africanos escravizados, majoritariamente de origem bantu. Submetidos a trabalhos forçados, esses povos tiveram papel central na produção de farinha, atividade essencial para o desenvolvimento econômico da região norte do estado, cuja produção abastecia centros como Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo.

A herança cultural bantu permanece viva no território capixaba e se expressa em diversas manifestações populares, como o Alardo (ou Bate-Flechas), o Boi-Bumbá (Pai Francisco), o Boi Estrela, o Boi Pintadinho, o Caxambu, o Congo, a Folia de Reis, o Jongo, a Marujada, o Reis de Boi, o Ticumbi e a Capoeira.

Mais do que resgatar o passado, o encontro propõe refletir sobre a permanência desses saberes e expressões no presente, reconhecendo a importância dos povos bantu na construção da identidade cultural do Espírito Santo e do Brasil.

Data: 4 de dezembro
Horário: 14h
Local: Palácio Anchieta, Vitória (ES)

*Não precisa de inscrições. Programação livre para todos os públicos.