Faça um tour virtual 360º pela exposição Línguas africanas que fazem o Brasil
 10.Set a 14.Dez

O Museu Vale, em parceria com o Museu da Língua Portuguesa, traz para o Espírito Santo a exposição Línguas africanas que fazem o Brasil, no Palácio Anchieta, sede do Governo do Estado. Com curadoria do músico e filósofo Tiganá Santana, a mostra investiga as influências das presenças africanas que se manifestam nas linguagens, no vocabulário e na pronúncia do português falado no Brasil. A edição em Vitória conta também com a contribuição inédita de artistas capixabas.

A configuração do português falado no Brasil, seu vocabulário e a maneira de pronunciar as palavras, tem influência profunda das línguas presentes na África Subsaariana, como o iorubá, o ewe-fon e as do grupo banto. Trata-se de uma história e de uma realidade legadas por cerca de 4,8 milhões de pessoas africanas trazidas de forma violenta ao país entre os séculos XVI e XIX, durante o regime escravagista. Além da língua, essa presença pode ser sentida em manifestações culturais como a música, a arquitetura, as festas populares e os rituais religiosos.

Na exposição, produções audiovisuais, instalações sonoras, símbolos Adinkra (utilizados como sistema de escrita pelo povo Ashanti) e materiais como búzios são alguns dos elementos presentes em um espaço de memória e celebração, conectando passado e presente, oralidade e escrita. O resultado é uma experiência imersiva que reconhece e valoriza as heranças afrodiaspóricas em constante transformação.

Com o objetivo de promover acessibilidade e democratização do conhecimento, preparamos um Tour Virtual 360º para que todos os públicos possam visitar a exposição a qualquer momento.