COOKIES
Utilizamos apenas os cookies essenciais para o funcionamento do nosso site. Ao continuar navegando você está ciente desta condição.
OK
Workshop – Exposição Línguas africanas que fazem o Brasil | Museu Vale Extramuros
 10.Set a 14.Dez
 Terça a sexta: 8h às 18h; Sábados, domingos e feriados: 9 às 16h
 Palácio Anchieta, Vitória (ES)
L  Livre

O Museu Vale, em parceria com o Museu da Língua Portuguesa, traz para o Espírito Santo a exposição Línguas africanas que fazem o Brasil, no Palácio Anchieta, sede do Governo do Estado. A exposição, com curadoria do músico e filósofo Tiganá Santana, esta edição conta com a participação dos artistas capixabas Castiel Vitorino Brasileiro, Natan Dias e Jaíne Muniz. 

O workshop, Rotas e Desvios, elaborado pela arte-educadora Gleyce Kelly Heitor, em parceria com o educativo do Museu Vale, aborda a linguagem como corpo, memória, cosmologia e resistência, e é direcionado a grupos escolares e instituições de ensino. Por meio de dispositivos artísticos e experiências do cotidiano, o laboratório propõe um diálogo sobre as travessias que trouxeram ao Brasil as línguas africanas, e sobre os desvios que asseguraram sua permanência, mesmo diante das tentativas coloniais de apagamento. 

Parceria: Governo do Estado do Espírito Santo, por meio da Secretaria da Cultura (Secult) 

Visitação: 10 de setembro a 14 de dezembro de 2025
Horários: Terça a sexta: 8h às 18h; Sábados, domingos e feriados: 9 às 16h
Local: Palácio Anchieta, Vitória (ES) 

Entrada gratuita e Classificação Livre 

Línguas africanas que fazem o Brasil é uma iniciativa do Instituto Cultural Vale e do Museu Vale, com concepção do Museu da Língua Portuguesa, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo; patrocínio da Vale; apoio do Governo do Estado do Espírito Santo, por meio da Secretaria de Cultura, e realização do Ministério da Cultura, via Lei de Incentivo à Cultura.